CPI da JBS aprova relatório que pede investigação de Janot e indiciamento de irmãos Batista
(Reuters) - A CPI mista da JBS aprovou nesta quinta-feira o relatório final que inclui pedidos para que o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot seja investigado e para que os irmãos Joesley e Wesley Batista, controladores da holding J&F, dona da JBS, sejam indiciados.
O relator da CPI, Carlos Marun (PMDB-MS), que assumirá como ministro da Secretaria de Governo, responsável pela articulação política do presidente Michel Temer, tirou de seu texto final a defesa da aprovação de um projeto sobre abuso de autoridade para viabilizar a aprovação do relatório, de acordo com a Agência Câmara Notícias.
Na véspera, Marun já havia recuado do pedido de indiciamento de Janot e do ex-chefe de gabinete da Procuradoria-Geral da República Eduardo Pelella.
O documento, entretanto, manteve a recomendação de que sejam indiciados os irmãos Batista, assim como o ex-procurador da República Marcello Miller e o ex-diretor da J&F Ricardo Saud.
Para Marun, Janot atuou para tentar derrubar o presidente Michel Temer, contra quem ofereceu duas denúncias criminais baseadas nas delações premiadas de executivos da J&F, ambas tiveram seu andamento negado pelo plenário da Câmara dos Deputados.
Temer foi gravado por Joesley em uma conversa na qual o empresário diz ao presidente que teria influência sobre um procurador e um juiz.
Para Marun, nos diálogos gravados não fica comprovada a prática de qualquer crime por parte do presidente.
(Por Eduardo Simões, em São Paulo)
0 comentário
Nota Oficial: Nelore/MS cobra reparação do Carrefour Brasil e França
Carnes do Mercosul: Abiec lamenta posicionamento de CEO do Carrefour
Mapa rechaça declaração do CEO do Carrefour sobre carnes produzidas no Mercosul
Trimestrais da pecuária: cresce o abate de bovinos, suínos e frangos
Abiec destaca avanços do Brasil em sustentabilidade na pecuária, em conferência mundial
Assinatura eletrônica para certificados sanitários para produtos de origem animal alcança 50 mil solicitações