Consumo de carne bovina na Argentina cai 8,3% e é o segundo mais baixo em 16 anos
O consumo de carne bovina por habitantes na Argentina caiu 8,3% nos dez primeiros meses do ano, segundo dados da Câmara de Indústria e Comércio de Carnes e Derivados da Argentina (CICCRA). O relatório apontou consumo de 55 kg/ano considerando a média interanual, no relatório divulgado na sexta-feira (11).
"Enquanto isso, a média móvel dos últimos doze meses foi de 55,4 kg/hab/ano, resultando em 7,3% inferior ao de um ano atrás", ou seja, o segundo menor nível dos últimos 16 anos, um pouco acima dos 54,5 quilos registrado em 2011.
Na comparação entre janeiro e outubro de 2016, o Instituto para a Promoção da Carne Bovina Argentina (IPCVA) havia concluído que o consumo de carne bovina neste ano caiu para seu nível mais baixo já registrado na história, com 55,2 quilos média móvel per capita ano, representando declínio de 8,2% na relação com 2015. Na última baixa [em 2011], o IPCVA havia registrado um consumo médio de 56 quilos.
Em outubro, a indústria frigorífica abateu 991 mil cabeças, 1,8% a menos que no ano anterior. Os abates totais nos primeiros dez meses foram de 9,61 milhões de cabeças, o que significa uma queda de 6,1% anual e “se constituiu na quinta mais baixa dos últimos 37 períodos de janeiro-outubro”.
A produção total de carne em outubro caiu em 1,6% interanual e, em dez meses, baixou em 5,6%. “A produção de carne caiu percentualmente menos que os abates, indicando um aumento incipiente no peso ao abate com um crescimento de 0,5% anual”.
O consumo interno absorveu 90,6% da produção total, ou seja, 1,963 bilhão de toneladas de carcaça com osso, o que representa uma queda de 7,4% interanual.
Em outro levantamento, a Ciccra estimou que as exportações de carne nos últimos dez meses têm crescido 16,2% frente ao ano anterior, enquanto que nesse período caiu níveis de abate e produção.
Tradução: Larissa Albuquerque
1 comentário
Tilápia/Cepea: Oferta elevada e fraca demanda mantêm preços em queda
Abiec emite nota oficial sobre acordo entre Mercosul e União Europeia
Trimestrais da pecuária: abate de bovinos, frangos e suínos cresce no 3º trimestre
Brasil tem produção recorde de carnes bovina, suína e de frango no 3º tri, diz IBGE
Tyson Foods fechará frigorífico de carne bovina no Kansas, cortando mais de 800 empregos
China levanta restrições comerciais finais sobre processadores de carne australianos
dejair minotti jaboticabal - SP
Com a saída dos Kirchner lulla roussef da silva, os argentinos voltarão a comer mais de sua parillada. Acordaram do pesadelo antes de nós, brasileiros.