Carne: Mianmar pode ser destino para carne brasileira
O Brasil recebeu, na última semana, uma visita técnica de uma equipe de Mianmar, liderada pelo Ministro da Agricultura, Ohn Mying. O objetivo foi conhecer frigoríficos e avaliar a possibilidade de liberar o mercado do país à carne brasileira. A visita foi uma continuidade no relacionamento com o governo daquele país iniciado pela ABIEC – Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne e ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal, em 2013, quando diretores das entidades brasileiras estiveram em Mianmar.
O mercado asiático é um dos mais expressivos para a exportação de carne brasileira e a busca por novos destinos na região é primordial para o setor. Mianmar é um dos maiores países do sudeste asiático e conta com uma população de 55 milhões de habitantes. O Brasil nunca exportou carne para o país.
Segundo o diretor executivo da ABIEC, Fernando Sampaio, trata-se de um mercado de grande interesse e o Brasil tem plenas condições de atender a crescente demanda da região. “É um país que ficou fechado para o mundo durante 30 anos e agora está abrindo sua economia e quer estabelecer comércio com o Brasil”, afirma.
Para Ricardo Santin, vice-presidente de aves da ABPA, a abertura econômica deverá favorecer o crescimento econômico do país asiático, o que influenciará positivamente o consumo de proteínas animais. Neste sentido, os exportadores brasileiros buscarão a consolidação do país como parceiro na oferta de alimentos para a população mianmarense. “Queremos auxiliar a segurança alimentar de Mianmar, em complementação à produção local”, destaca Santin.
0 comentário
Abiec destaca avanços do Brasil em sustentabilidade na pecuária, em conferência mundial
Assinatura eletrônica para certificados sanitários para produtos de origem animal alcança 50 mil solicitações
Aproximação de pecuaristas e açougues pode gerar novas oportunidades de negócios e renda
Sedagro propõe regulamentação para equilibrar concorrência entre produtos plant-based e de origem animal
Cade aprova compra de ativos da Marfrig pela Minerva
Abertura de mercado de carne de frango e bovina em Papua Nova Guiné