Brasil faz 1º embarque de carne suína in natura aos EUA, diz governo
SÃO PAULO (Reuters) - O Brasil exportou pela primeira vez carne suína in natura para os Estados Unidos, após cerca de dois anos de negociações, informou o Ministério da Agricultura brasileiro em nota nesta segunda-feira.
O volume embarcado foi pequeno, de 25 toneladas, a partir do porto de Itajaí, em Santa Catarina, na última quinta-feira, acrescentou o ministério.
Mas especialistas argumentam que a efetivação de vendas ao exigente mercado dos EUA pode credenciar as empresas brasileiras a realizarem negócios com outros potenciais importantes novos mercados.
Atualmente, duas plantas estão habilitadas para exportação aos EUA, as unidades da Aurora de Chapecó e da BRF, de Herval do Oeste, ambas em Santa Catarina, Estado considerado livre de febre aftosa sem vacinação.
Os EUA são os maiores exportadores de carne suína do mundo, enquanto o Brasil figura na quarta posição global no ranking de exportação, segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
De acordo com o ministro da Agricultura, Neri Geller, a exportação indica a confiança adquirida pelo Serviço de Inspeção Federal brasileiro.
"Além disso, a abertura de novos mercados reflete as condições favoráveis do Brasil para atender tanto a demanda interna quanto a externa", disse no comunicado.
O Brasil produziu em 2013 um total de 3,52 milhões de toneladas de carne suína. Este ano, a produção já chega a 3,55 milhões de toneladas, segundo o ministério.
Até outubro de 2014, o país já exportou 410 mil toneladas do produto, o equivalente a 1,33 bilhão de dólares, contra 1,35 bilhão de dólares em todo o ano passado, que teve embarques de aproximadamente 513 mil toneladas.
1 comentário
Tilápia/Cepea: Oferta elevada e fraca demanda mantêm preços em queda
Abiec emite nota oficial sobre acordo entre Mercosul e União Europeia
Trimestrais da pecuária: abate de bovinos, frangos e suínos cresce no 3º trimestre
Brasil tem produção recorde de carnes bovina, suína e de frango no 3º tri, diz IBGE
Tyson Foods fechará frigorífico de carne bovina no Kansas, cortando mais de 800 empregos
China levanta restrições comerciais finais sobre processadores de carne australianos
Dalzir Vitoria Uberlândia - MG
Mais uma vez este incompetente do ministro continua não fazendo nada e falando de coisas que não sabe...
1) O canal rural fez uma serie de reportagens sobre o precário trabalho do SIF dias atras e se fosse o SIF e o MAPA jamais estariamos em condiçao de exportar carne in natura aos EUA. 2) Esta exportação se deve ao trabalho feito em SC desde a década de 80 pelas agoindústrias e pelo governo do estado de SC via a CIDASC de parar a vacinação contra a AFTOSA e a criação de um fundo privado para ajudar no sistema..e desde então nada mais foi registrado no estado que fez seu dever de casa... 3) O MAPA quase nada fez..como é de hábito e muito menos agora com ministro e equipe de quinta categoria.