FAO: carnes encerram 2013 com o melhor resultado dos últimos 25 meses
O acompanhamento do mercado internacional por parte do órgão das Nações Unidas dedicado à agricultura e alimentação (FAO) aponta que em dezembro de 2013 as carnes obtiveram o melhor resultado dos últimos 25 meses. O que significa, também, que esse resultado foi inferior ao registrado em novembro de 2011.
Partindo de um índice igual a 100 entre 2002 e 2004, o indicador da FAO mostra que no último mês de 2014 as carnes alcançaram preço médio correspondente a 188,1 pontos, quase um ponto percentual acima do resultado de novembro (187,3 pontos) – este, por sua vez, índice muito similar ao de dezembro de 2012 (187,2 pontos).
De toda forma, os preços alcançados em dezembro de 2013 ficaram ligeiramente aquém daqueles obtidos pouco mais de dois anos antes, em novembro de 2011, ocasião em que o índice FAO para as carnes atingiu marca próxima dos 190 pontos, índice até agora não superado.
De acordo com o órgão da ONU, o resultado recente foi puxado pelas carnes bovina e suína. Nos dois casos, influenciaram o mercado China e Japão, cujas demandas (especialmente por carne bovina) propiciaram retomada consistente dos preços desde meados de 2013. Já o preço da carne de frango permaneceu estável.
A destacar, em relação aos índices FAO, que os cereais (ou seja, as matérias-primas) fecharam 2013 com um índice de preços praticamente igual ao das carnes. É uma situação bem diferente da registrada, por exemplo, em meados de 2012, quando os cereais registravam índice de preço quase 50% superior ao das carnes.
0 comentário
Tilápia/Cepea: Oferta elevada e fraca demanda mantêm preços em queda
Abiec emite nota oficial sobre acordo entre Mercosul e União Europeia
Trimestrais da pecuária: abate de bovinos, frangos e suínos cresce no 3º trimestre
Brasil tem produção recorde de carnes bovina, suína e de frango no 3º tri, diz IBGE
Tyson Foods fechará frigorífico de carne bovina no Kansas, cortando mais de 800 empregos
China levanta restrições comerciais finais sobre processadores de carne australianos