Protocolo de Sustentabilidade da Expocacer Reconhecido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária
A Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado LTDA (Expocacer) recebeu um importante reconhecimento do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), por meio da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo, pelo seu protocolo próprio de sustentabilidade, o ECO. Considerado agora um Programa de Promoção de Boas Práticas Agrícolas, o ECO foi oficialmente reconhecido com publicação no Diário Oficial da União no último dia 17, atestando que atende aos requisitos da Portaria MAPA n° 337, de 8 de novembro de 2021.
O ECO é um protocolo desenvolvido pela Expocacer para garantir que seus cooperados sigam práticas sustentáveis dentro dos princípios ESG (ambientais, sociais e de governança). Com esse reconhecimento, a cooperativa fortalece seu compromisso com a sustentabilidade, oferecendo aos mais de 740 cooperados a verificação e certificação que comprova sua conformidade com as práticas de boas práticas agrícolas. Além disso, o protocolo assegura que os cafés produzidos atendem aos rigorosos padrões exigidos pelos mercados nacional e internacional.
Desde 2023, a Expocacer vem implementando as diretrizes do ECO, com o objetivo de verificar 100% de seus cooperados e armazéns parceiros comerciais. O processo inclui auditorias internas e auditorias de segunda parte, cujos resultados são compartilhados publicamente em um relatório ESG, garantindo total transparência no processo.
Com foco em planejamento estratégico e na implementação progressiva de boas práticas, o ECO possui um ciclo de 3 anos, promovendo uma jornada de sustentabilidade que eleva os padrões da cafeicultura e da produção de cafés com denominação de origem.
“O protocolo foi projetado para ser inclusivo, atendendo produtores de diferentes portes, desde pequenos até grandes, garantindo que todos tenham acesso às ferramentas necessárias para produzir cafés de excelência”, destaca Simão Pedro de Lima, Diretor Presidente Executivo da Expocacer.
0 comentário

Técnicos da Conab iniciam coleta de dados para o 2° Levantamento da safra de café

Safra de café 2025/26 do Brasil deve ficar próxima à colhida no ciclo anterior, diz Marex

Deborah Veneziano destaca Rondônia como referência para o Brasil na valorização dos cafés especiais

Preços do café trabalhavam em lados opostos no início da manhã desta 2ª feira (31)

Itaú BBA: Os preços do café devem seguir os firmes

Produtores de café do Brasil recorrem à irrigação para saciar demanda global