Expocacer registra aumento de 41% nas exportações diretas de café em 2024
SÃO PAULO (Reuters) - A Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) registrou em 2024 um aumento de 41% nas suas exportações sem intermediários de café arábica, para 550 mil sacas de 60 kg, um novo recorde, à medida que vem montando escritórios no exterior e trabalha com grãos de alta qualidade.
Os embarques, um volume equivalente a 840 milhões de reais, correspondem a vendas de exportação diretas, sem o intermédio de tradings.
"Recentemente, demos passos importantes para fortalecer nossa presença internacional, com a abertura de representações comerciais na Coreia do Sul e no Reino Unido, além de um hub logístico nos Estados Unidos, inaugurado em 2024", disse o diretor comercial da Expocacer, Ítalo Henrique, em nota antecipada à Reuters.
A cooperativa realizou ainda vendas de 870 mil sacas para o chamado "mercado interno", que incluem tradings exportadoras no país --os volumes no segmento ficaram estáveis em relação a 2023, segundo a cooperativa.
Boa parte do que a Expocacer vende no mercado interno vai para exportação, por meio de embarques realizados por outras empresas.
Considerando os dois mercados, a receita da cooperativa do Cerrado Mineiro totalizou cerca de 1,9 bilhão de reais em 2024.
A cooperativa exporta café diretamente para mais de 35 países, tendo os Estados Unidos como principal destino, com 15% do total exportado. Outros clientes importantes incluem França, Bélgica, Japão, Itália, Reino Unido, Espanha e Coreia do Sul.
A Expocacer, que atua em uma das mais importantes e tecnificadas regiões cafeeeiras do Brasil, afirmou ainda que busca ampliar a oferta de cafés de alta qualidade, o que ajuda nos negócios.
O diretor-presidente executivo da Expocacer, Simão Pedro de Lima, citou o mercado cafeeiro em ascensão devido à crescente cultura de consumo da bebida entre a população mais jovem, que valoriza produtos sustentáveis.
"O crescimento no número de consumidores conscientes tem sido um dos principais fatores para o aumento de nossas exportações. As novas gerações, como Millennials e a Geração Z, desempenham um papel central nesse cenário, com uma demanda cada vez maior por produtos que reflitam valores de sustentabilidade", disse.
Em 2024, a cooperativa obteve a aprovação do ECO By Expocacer, protocolo de sustentabilidade exclusivo reconhecido pela Plataforma Global do Café (GCP), associação internacional que tem como princípio assegurar que todas as partes envolvidas no esquema de certificação estejam alinhadas com indicadores de sustentabilidade ambiental e econômico-social.
Com sede em Patrocínio (MG), a Expocacer conta com dois armazéns com capacidade para mais de 1 milhão de sacas. Atualmente, atende mais de 740 produtores.
(Por Roberto Samora)
0 comentário
Mercado do café deve permanece volátil e sem novos fundamentos neste início do ano
Preços de café do Vietnã sobem, negócios estão lentos
Preços do café seguem com altas moderadas no início da tarde desta 5ª feira (09)
Expocacer registra aumento de 41% nas exportações diretas de café em 2024
Preços do café voltam a trabalhar com ganhos moderados no início da manhã desta 5ª feira (09)
Aumento dos estoques faz preços do café encerrarem 4ª feira (08) com baixa de mais de 1% nas bolsas internacionais