Sustentabilidade, tecnologia e tendências de consumo são destaques no primeiro dia da Semana Internacional do Café
Teve início na quarta-feira, 20/11, no Expominas, em Belo Horizonte, a 12ª edição da Semana Internacional do Café (SIC), um dos maiores e mais importantes eventos do mercado cafeeiro do Brasil e do mundo. O encontro deste ano, que acontece entre 20 e 22 de novembro, apresenta como tema principal: Como o clima, a ciência e os novos consumidores estão moldando o futuro do café, fazendo referência ao atual cenário mundial e a necessidade e demanda por sustentabilidade em todos os setores.
A abertura solene, que aconteceu às 10h, no grande auditório Robério Oliveira Silva,contou com a presença de representantes do governo de Minas Gerais, entre eles, o Vice-governador Professor Mateus e o Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Almeida Pereira Fernandes; e das entidades realizadoras da SIC: Sistema Faemg e Senar, Sebrae Minas e Espresso&CO.
Thales destacou a importância de mais uma edição do evento para a cadeia produtiva: “A Semana Internacional do Café é um dos maiores eventos da cafeicultura mundial. O café lidera as exportações do nosso agro, com quase US$ 6 bilhões e cerca de 25 milhões de sacas embarcadas. Estamos atrás apenas do minério de ferro, e acredito que logo o café será o primeiro produto das nossas exportações. Isso sem falar nos cafés especiais, que agregam valor e trazem mais renda para os nossos produtores. Estamos presentes na SIC com uma programação extensa, lançando publicações técnicas e mostrando programas como o Certifica Minas Café e a Plataforma SeloVerde MG, que comprova a sustentabilidade da nossa produção. Também temos plantão técnico no estande do Governo de Minas, onde os produtores poderão receber orientações, tirar dúvidas e conhecer as ações para o crescimento da atividade".
Já o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, ressaltou o papel estratégico do evento no fortalecimento da cadeia produtiva e na promoção do café brasileiro no mercado internacional. “A SIC é mais do que um evento, é um ponto de encontro que inspira inovação, promove negócios e celebra a riqueza e a diversidade do café mineiro e brasileiro. O Brasil é o maior produtor de café do mundo, e Minas Gerais responde por mais da metade dessa produção. Nosso estado é referência em qualidade e diversidade de cafés”, afirmou.
Salvo também apresentou um panorama otimista do setor e a necessidade de investimentos em tecnologia e inovação. “O programa ATeG Café+Forte já beneficia mais de 4.300 produtores em Minas Gerais e é um exemplo de como estamos trabalhando para oferecer assistência técnica e gerencial aos produtores rurais, contribuindo aumentar a produtividade, a sustentabilidade e a qualidade de seus produtos”.
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, reforçou o compromisso da instituição com o fortalecimento das origens produtoras de café em Minas Gerais, oferecendo assistência gerencial e práticas inovadoras: “Ao longo de mais de 15 anos, o Sebrae Minas tem caminhado lado a lado com os cafeicultores, contribuindo de maneira decisiva para valorizar a origem dos territórios, fortalecer a identidade e incentivar práticas que unem qualidade, sustentabilidade e inovação. Trabalhamos com ferramentas para que os produtores tenham acesso ao que há de mais inovador e rentável no setor. E é essa visão, focada no desenvolvimento local e na competitividade global, que nos move a investir continuamente na força da nossa cafeicultura, que é um patrimônio cultural de nosso estado”.
“A SIC é um evento único no mundo, porque consegue reunir, em um mesmo espaço, toda a cadeia cafeeira, incluindo produtores, compradores, cooperativas, indústria, torrefadores, baristas e especialistas em café do Brasil e do mundo. O grande diferencial da SIC é poderrepresentar o potencial brasileiro, que alia produção e mercado consumidor fortes, em um ambiente fértil para a troca de conhecimentos, inovação e estabelecimento de parcerias estratégicas”, comenta Caio Alonso, diretor da Espresso&CO, um dos realizadores do evento.
No Auditório Conexão aconteceu, durante todo o dia, o Seminário DNA Café, composto por diversas palestras, entre elas, a nomeada Cenários e perspectivas do mercado de café, ministrada por Haroldo Bonfá, diretor da Pharos Consultoria, a COP 30: e eu com isso?, com Felipe Salomão, gerente sênior de assuntos públicos da Nestlé Brasil, e Cecilia Seravalli, gerente de ESG da Nestlé Brasil, e O impacto das megatendências no consumo de café, com os palestrantes Celírio Inácio da Silva, CEO da ABIC, Lauro Ré, gerente de pesquisa e desenvolvimento da 3corações, e Stefan Dierks, diretor de estratégia de sustentabilidade do grupo Melitta da Alemanha.
Na Sala Conferência, por sua vez, a discussão foi Robustas amazônicos: cafés finos, sociobio economia e preservação da cafeicultura, durante a qual estavam presentes Enrique Alves, pesquisador da Embrapa Rondônia, Jorge Viana, presidente da Apex, Juan Travain, presidente da Caferon, Aguinaldo Lima, diretor da Abics, Cristiano Menezes, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente - SP, e Poliana Perrut, cafeicultora e engenheira agrônoma.
Já na Arena de Inovação, ambiente dedicado soluções para o futuro da cafeicultura, foi apresentado o SuperApp cafeicultor conectado, por Carl Amorim, fundador da Ceres Agrointeligência, e CertifiCafé: tecnologia que simplifica o processo de adequação para obtenção de certificação, reduzindo o tempo e custo, por Mauro Junior, fundador da CertifiCafé.
Em reconhecimento ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, as discussões que aconteceram na Cafeteria Modelo abordaram temáticas como diversidade, inclusão e equidade no café. Entre os destaques, Café com abertura de caminhos: a qualificação profissional das maiorias minorizadas - Casos de sucesso, com Celesty Suruí, produtora e barista, Paulo Gabriel, gerente de treinamento do Sofá Café, e Estela Cotes, idealizadora do MaMoca (Mães Movidas a Café), e Diversidade, equidade, inclusão e pertencimento (DEIP) como impacto de ESG do grão à xícara, com Dandara Renault, CEO da Maloca Kofi Lab, Alexandra Soderberg, CMO da Naveia e Kelly Stein, Coffea e Coffea Trips.
Nesta quarta-feira aconteceram, ainda, o Cupping Rodada “A” e “E” de arábicas classificados no Coffee of the Year (COY). Ao longo do dia, os visitantes puderam experimentar as primeiras amostras dos cafés finalistas do prêmio (10 Arábica e 05 canéfora) e votar em suas favoritas. Em paralelo, aconteceram Campeonato Brasileiro de Barista e Torrefação do Ano, respectivamente nos espaços Arena Barista e Torra Experience.
A SIC é uma realização Espresso&CO, Sistema Faemg Senar, Sebrae e Governo do estado de Minas Gerais, com apoio institucional do Sistema Ocemg. Além de patrocínio diamante 3corações, patrocínio prata Nespresso, Nescafé e Sicoob, e patrocínio bronze Yara, Melitta e Senar. O evento é gratuito para produtores rurais, empresas da área (visitantes com CNPJ) e visitantes internacionais. Pessoas físicas têm acesso por meio da compra de ingresso (R$ 70,00 para os três dias).
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