Negociações das cotações futuras do café conilon robusta são iniciadas pela B3

Publicado em 23/09/2024 09:44 e atualizado em 23/09/2024 10:39
Lançamento realizado nesta 2ª feira (23) vem de encontro com momento ímpar do robusta

Logotipo Notícias Agrícolas

A cultura que vem ganhando protagonismo na indústria do café e batendo recordes de preços nas bolsas internacionais sobre o arábica, ganha um novo capítulo em sua história. A partir desta segunda-feira (23) as cotações futuras do café conilon robusta passam a ser negociadas na Bolsa de Valores do Brasil (B3). 

De acordo com Marcus Magalhães, diretor da MM Cafés, a necessidade de trazer as negociações do robusta para a B3 é antiga, e vem como uma ferramenta de transparência e de hedge para o produtor. "Há uns 10, 20 anos, o Brasil vem ganhando um protagonismo muito grande na cultura do conilon, não só em produtividade, mas também em escala de qualidade, e isso faz com que a gente precise ter no país um mecanismo que consiga dar prerrogativa dos operadores de operar o mercado futuro, e ao produtor a oportunidade de vender suas safras futuras a exemplo do que já acontece com o arábica", completou o consultor. 

Segundo informações da B3, o contrato foi desenvolvido com o objetivo de ser uma ferramenta para a gestão do risco de oscilação de preço, e pode ser utilizado pelo produtor, pela indústria, tradings, dentre outros participantes do mercado.

A cotação será feita em reais (R$) por saca, com duas casas decimais. O produto será negociado cru, em grãos, em contratos que equivalem a 100 sacas de 60kg e com vencimento nos meses de janeiro, março, maio, julho, setembro e novembro, com liquidez física, e esse contrato pode ser liquidado financeiramente antes do vencimento ou no vencimento, por meio da entrega física da mercadoria nos armazéns cadastrados junto a B3. 

Para Marcus, essa nova forma de negociação do robusta só vai dar mais destaque para essa cultura que já é de grande importância para o Espiríto Santo e Rondônia, e agregar mais valor ao mercado cafeeiro de forma geral. " O futuro ainda pode ser desconhecido, mas com certeza estamos abrindo um mar de possibilidades para o produtor de conilon, e alçando voos mais altos para o mercado cafeeiro",  projetou. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Raphaela Ribeiro
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário