Reconhecida nacionalmente, Cocapec comemora 39 anos de apoio e dedicação aos produtores de café
A Cocapec, localizada em uma das principais regiões produtoras do país, a Alta Mogiana, completa 39 anos de fundação neste mês, no dia 11 de julho. Hoje é uma das maiores cooperativas do setor de café do Brasil e conta com aproximadamente 3 mil associados que produzem um dos melhores grãos do país, reconhecido a nível mundial.
Reafirmando a sua importância para Franca e toda a região, ao longo dessas quase quatro décadas, a cooperativa tem sido um pilar fundamental para o crescimento econômico e social, especialmente para os produtores rurais. São diversos serviços oferecidos: Armazenamento, Insumos, Atendimento Técnico e Veterinário, Laboratório de Análises, Classificação e Comercialização de café, além de lojas com diversos produtos desde vestuário à tratores, como é o caso da parceria com a Mahindra, a marca indiana que mais vende trator no mundo.
Atualmente, reconhecida como uma das principais cooperativas, a Cocapec tem se destacado não apenas pelo suporte técnico e econômico que oferece aos seus associados, mas também pelo constante investimento em tecnologia e inovação. Essas iniciativas têm facilitado o trabalho dos cafeicultores, promovendo maior eficiência e sustentabilidade na produção. Por isso, a cooperativa tem se preocupado em implementar projetos que possam otimizar a produtividade e reduzir custos, além de se demonstrar um compromisso contínuo com o desenvolvimento sustentável, conforme aponta o último Relatório de Sustentabilidade.
Há quase quatro décadas, a cooperativa é conhecida por ser comprometida com seu cooperado, focada na clareza de suas ações, avaliando sempre quais as demandas e necessidades dos associados, seja na propriedade rural, escolha de tecnologias, repasse de conhecimento ou políticas que promovam o desenvolvimento de seu quadro social.
Os impactos sociais gerados pela Cocapec são igualmente relevantes. A cooperativa investe em diversas iniciativas sociais como o Programa de Visita, que no último ano, recebeu mais de 500 pessoas, e o Dia do C, ocasião em que é celebrado o dia do cooperativismo.
Como tudo começou
Fundada em 11 de julho de 1985, em Franca/SP, a Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas (Cocapec) se concretizou após dois anos da instalação do núcleo da Cooperativa Central Agropecuária do Paraná (Cocap). A experiência adquirida com a Cocap estimulou os cafeicultores da Alta Mogiana a criarem a sua própria cooperativa.
O que antes era um núcleo da Cocap foi transformado na estrutura da Cocapec, devido à iniciativa dos sócios-fundadores que decidiram, em assembleia geral, assumir as instalações que compunham um armazém de café com capacidade para 150 mil sacas, uma usina de rebenefício e o prédio administrativo. Foi com esta iniciativa que muitos produtores passaram a conhecer o valor do sistema cooperativista.
As atividades foram iniciadas com apenas 300 associados e hoje conta aproximadamente 3 mil cooperados, crescimento fruto do trabalho sério desenvolvido pela cooperativa.
A Cocapec transformou o cenário da cafeicultura da região, motivou o crescimento tecnológico no campo, criou melhores condições para a aquisição de produtos, dinamizou a compra e venda de café e trabalhou com seus cooperados na melhoria da qualidade de um produto que tem grande importância no cenário econômico mundial.
Em todos os lugares onde atua, a cooperativa faz a diferença com sua proposta de valor, fortalecendo o desenvolvimento de seus associados. São mais de 15 municípios da região da Alta Mogiana atendidos por sua matriz (Franca) e núcleos nas cidades de Capetinga, Claraval, Ibiraci, São Tomás de Aquino e Itamogi no Estado de Minas Gerais, e Cristais Paulista e Pedregulho em São Paulo.
0 comentário
Preços do café estendem alta de 3 semanas e fecham sessão desta 6ª feira (22) com ganhos de mais 4% na bolsa de Londres
Café: Mesmo nas máximas em 13 anos, preços não afastam compradores e mercado ainda é bastante resiliente
Safra de café da Colômbia 24/25 projetada em 12,9 mi sacas, diz USDA
Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas decide os vencedores de 2024
Cafés do Brasil ganham as pistas do Autódromo de Interlagos e se destacam na F1
Café no varejo: vendas aumentaram 1,1% de janeiro a setembro em comparação com o mesmo período de 2023