Colômbia tem estabilidade no consumo de café e indústria traça estratégia para avançar

Publicado em 17/06/2024 17:52
Ideia é fomentar da bebida 100% colombiana já que importações de café começaram a cair

Logotipo Notícias Agrícolas

Mundialmente conhecida por abastecer boa parte do mercado de café de qualidade, nos últimos anos a Colômbia também vem investindo em avançar com o consumo da bebida no mercado interno. 

Os dados mais recentes da Federação Nacional dos Cafeicultores (FNC) mostram que o consumo no país vizinho se manteve em 2,2 milhões de sacas no último ano, sem apresentar avanço, o que chamou atenção da indústria - que agora busca por alternativas para melhorar os indicadores. 

Segundo dados publicados pela Bloomberg Línea mostram que o consumo de café foi de 2,3 milhões de sacas de 60 quilos em 2020 para o volume de 2,2 milhões em 2023, se mantendo estável desde então. 

A publicação destacou ainda que o consumo sem grandes variações é uma resposta aos efeitos da inflação. "As famílias colombianas destinaram 10% a mais do seu orçamento alimentar ao café e levaram cerca de quatro unidades a menos para o carrinho de compras até abril", afirmou Germán Bahamón, gerente da Federação dos Cafeicultores da Colômbia (FNC). 

Com as crises climáticas afetando a produção de arábica da Colômbia, o país chegou a comprar volumes significativos de café do Brasil. Na época, entre 2021 e 2022, lideranças afirmaram que o café brasileiro estava ajudando a abastecer a indústria interna, o que agora deve ser revertido. 

Os números mais recentes da FNC mostraram que a importação de café da Colômbia teve queda de 45% nos últimos meses. Para avançar com o consumo, os colombianos vêm investindo em campanhas online, que buscam educar o consumidor e apoiar o consumo do café 100% colombiano. 

Consumo de café Colombia_170624
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves | @imvirginiaalves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário