24º Seminário Internacional do Café começa daqui a um mês
Considerado o mais relevante e tradicional evento do setor cafeeiro, o Seminário Internacional do Café terá início daqui a exato um mês. De 21 a 23 de maio, a cidade de Santos recebe, pela primeira vez, o evento, recheado de novidades e nomes renomados do mercado internacional. Toda a programação da 24ª. A edição será realizada no Blue Med Convention Center, no bairro da Ponta da Praia.
Organizado pela Associação Comercial de Santos (ACS), o evento terá cenário inédito. Os painéis ocorrerão em um palco arena totalmente integrado aos demais espaços do evento, com salas de reuniões, estandes e muitos espaços destinados a networking. O objetivo desta configuração é oferecer uma interação total a quem estiver na plateia, num ambiente dinâmico e propicio a geração de negócios durante todo o evento.
Além disso, os participantes poderão desfrutar de uma programação com pautas importantes, incluindo questões mercadológicas e de práticas sustentáveis e de respeito ao meio ambiente. A diretora-executiva da Organização Internacional do Café (OIC, em inglês), Vanusia Nogueira, a primeira mulher a ocupar o cargo na entidade, será uma das palestrantes e discorrerá sobre sustentabilidade no café e economia circular.
O cronograma inclui ainda um painel dedicado ao Regulatório/ESG, onde especialistas vão comentar o fluxo do comércio global em tempos de ESG (padrões e boas práticas de sustentabilidade ambiental, social e governança corporativa) e a importância de se trabalhar em áreas não desmatadas. Inovação também será tema do Seminário, e os palestrantes abordarão o uso da Inteligência Artificial (IA) na agricultura.
Estão programados também debates entre diretores-executivos de grandes empresas do setor, como Teddy Esteve, do Grupo Ecom, Ben Clarkson, da Louis Dreyfus Company (LDC) e Trishul Mandana, da Volcafé, analisando produção e demanda. Já sobre o futuro da cafeína, trarão projeções: Giuseppe Lavazza, chairman da Lavazza, empresa italiana considerada uma das maiores da Europa; Cyrille Jannet, da americana Keurig Trading; e Francisco Gómez, CEO da divisão de café da Colcafé.
Infraestrutura e Marketing também serão pauta de painéis — neste último, o publicitário santista que preside o McCann Worldgroup, Hugo Rodrigues, é quem vai estar diante da plateia. Ricardo Amorim, considerado o economista mais influente do Brasil pela Revista Forbes, também participará do evento.
Expectativa
O presidente da ACS, Mauro Sammarco, fala da expectativa para o início do evento. “Estamos muito empolgados. Criamos um layout totalmente inovador e preparamos um cronograma de painéis muito rico, com os principais nomes do setor a nível mundial. O público, com certeza, vai sair do Seminário com a real dimensão dos desafios e também dos horizontes a serem explorados pelo setor. Acreditamos que este evento será um marco na história do segmento cafeeiro no Brasil, com impactos no mercado global”, diz. De acordo com o executivo, a organização espera receber público maior do que o registrado em 2022, quando 500 participantes prestigiaram o evento.
As inscrições seguem abertas e podem ser feitas por meio do site www.seminariocafesantos.com.br.
No link, é possível conferir mais detalhes sobre a programação.
Sobre o Seminário
O seminário acontece desde 1972, tendo sido, até aqui, sempre realizado em Guarujá — a exceção é o fórum deste ano. O objetivo deste encontro de negócios bienal, reconhecido como o mais tradicional do setor cafeeiro no Brasil, é promover a interação entre profissionais e executivos do setor, permitindo troca de experiências e acerto de parcerias comerciais.
Costumeiramente, são apresentados aos participantes estudos e pesquisas com cenários mundiais, bem como análises diversas, novidades tecnológicas, tendências de consumo e outros detalhes importantes para tomada de decisões.
Organizado pela ACS, com apoio de várias entidades do segmento e atuação direta do Comitê do Café, o seminário vai reunir especialistas, produtores, pesquisadores, exportadores, compradores, representantes da indústria e autoridades.
O 24º Seminário Internacional do Café tem o patrocínio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil ), MSC, Stonex, Nucoffee, Agridrones e Cooxupé.
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