Café e novas regras da UE: Colômbia anuncia novo sistema para verificação de áreas não desmatadas
Mundialmente conhecida pelos cafés de qualidade, a Colômbia anunciou recentemente um pacote de ações para atender as exigências da União Europeia e as novas regras de importação.
Os dados foram divulgados recentemente pela Federação Nacional dos Cafeicultores (FNC), que informou que será criado um novo sistema de informação para verficação de áreas não desmatadas. A ação pode atender o pedido da UE de mais rastreabilidade e de forma geral, atende também as exigências de outros mercados.
"Soma-se a isso também o desenvolvimento de um modelo de diligência e legalidade de bebidas, para identificação de áreas de produção", destacou um portal da imprensa local.
A Federação também trabalha em um novo guia de exportação, com o principal objetivo de verificar se os produtos atendem os requisitos necessários para atender o mercado europeu.
As primeiras medidas serão realizadas na região de Huíla, maior região produtora da Colômbia e que corresponde por 19% da produção no país vizinho.
Assim como para o Brasil, a Europa é um importante parceiro comercial para Colômbia. Em 2023 foram exportadas 2.506.855 sacas de café de 60 quilos para a União Europeia, sendo os principais destinos Alemanha, Bélgica, Espanha, Suécia e Holanda.
0 comentário
Após muita volatilidade bolsa de Londres encerra sessão desta 6ª feira (20) com quedas nas cotações futuras
Café em Prosa #195 - Museu do Café passa por reposicionamento institucional e ganha nova identidade visual
MAPA avança na assinatura dos contratos para desembolso de recursos do Funcafé para a Cafeicultura
Mercado cafeeiro segue volátil no início da tarde desta 6ª feira (20)
Futuros do café robusta recuam e saca volta a ser negociada na faixa dos US$ 4 mil/tonelada no inicio desta 6ª feira (20)
Safra de café 25/26 do Brasil deve cair 5%, para 62,45 mi de sacas, diz Safras