Campeonato Brasileiro de Barista ocorrerá esta semana na SIC, em BH
Neste ano marcado pelo inédito título mundial para o Brasil, de Boram Um, no World Barista Championship, as atenções, agora, voltam-se a quem será o seu sucessor. De 8 a 10 de novembro, a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), realizará o Campeonato Brasileiro de Barista, na Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte (MG), como nova ação do projeto setorial "Brazil. The Coffee Nation".
Na competição, 20 profissionais serão julgados por sua habilidade e por seu conhecimento no preparo e na apresentação de cafés espressos, bebidas com leite vaporizado e originais de assinatura, assim como pelo conhecimento da indústria e dos produtos que utilizam. O campeão nacional ganhará o direito de representar o Brasil no campeonato mundial dessa categoria, que ocorrerá, entre 1º e 4 de maio de 2024, na World of Coffee Busan, na Coreia do Sul.
Para Vinicius Estrela, diretor executivo da BSCA, a cena dos baristas brasileiros está muito aquecida e em evolução contínua, que resulta de uma maior conexão entre os profissionais e os elos da cadeia produtiva, a qual permite a criação de novas bebidas com café e a otimização do próprio preparo do café ao consumidor, através de intercâmbio e procura pelos melhores grãos diretamente no cinturão produtor.
Esse processo evolutivo, conforme ele, também é observado no desempenho dos campeonatos brasileiros de barismo e com os resultados que o país vem alcançando nas competições mundiais, onde se enfrentam os melhores baristas internacionais.
"O título de Boram na competição global de Barista e o pódio na de Brewers Cup, alcançado com Garam Um, viraram ainda mais os olhos do mundo para nossos cafés especiais. Temos percorrido um caminho correto com nossas ações de aprimoramento, promoção e capacitação do café especial e dos baristas nacionais, o que valoriza nossos profissionais e nossos produtos para entregar aos consumidores os melhores cafés do mundo", comenta.
Os 20 competidores desta edição do campeonato representam oito Estados. Confira quem são:
Ana Paula Breves de Souza Santos (MG)
Anderson Alexander Morales (SP)
Daniel Souza Vaz (RJ)
Danilo Nascimento Lima (BA)
Emerson do Nascimento Bezerra (RJ)
Giovana Marques Scalioni (MG)
Gleiziele Ferreira Oliveira Santos (BA)
Hugo Silva (SP)
Isis Rodrigues (RS)
Juliana da Silva Morgado (DF)
Kelvin Alves Magalhães (DF)
Leo Moço (PR)
Leonardo Silva Fernandes (MG)
Marcondes Oliveira da Trindade (DF)
Maurício Maciel (MG)
Paulo Gabriel Maciel da Silva (SP)
Renan Dantas de Brito (SP)
Sarah Daniely de Paiva Oliveira (MG)
Taina Luna (SP)
Tulio Fernando de Souza (PB)
O Campeonato Brasileiro de Barista tem como anfitrião o evento Semana Internacional do Café – SIC 2023 e conta com os patrocínios Diamante, da Nescafé, e Bronze, da Expocacer. O equipamento oficial da competição é da Grancoffee e a água será a Lindoya Verão. O evento também possui apoio da Achega Café e terá como mídia especializada a Revista Espresso.
CAMPEONATOS BRASILEIROS DE BARISMO
Desde 2016, a BSCA é National Body no Brasil da World Coffee Events (WCE), entidade organizadora do World Barista Championship (WBC) e detentora dos direitos de competição em todo o mundo. Essa condição concede à Associação o direito de realizar as etapas classificatórias das competições mundiais, que levam os campeões brasileiros para a fase final dos certames internacionais nas suas sete modalidades: Barista, Latte Arte, Brewers Cup, Coffee in Good Spirits, Cup Tasters, Roasters e Cezve Ibrik (café turco) – não realizado no Brasil.
BRAZIL. THE COFFEE NATION
O projeto setorial "Brazil. The Coffee Nation" é realizado pela BSCA e pela ApexBrasil com foco na promoção comercial do café especial brasileiro no mercado internacional, reforçando os pilares de qualidade, diversidade e sustentabilidade. A iniciativa tem como objetivo apresentar o Brasil como uma nação dotada dos recursos naturais essenciais para o cultivo dos melhores cafés e que ativamente investe ativamente para atingir os mais altos requisitos de qualidade, de forma sustentável e em observância a rígidas normas de direito social e ambiental.
Com vigência até agosto de 2025, uma das prioridades do projeto será investir em ações de qualificação e diversificação, com foco no apoio aos produtores de café canéfora (robusta e conilon) do país, nas certificações de qualidade e de sustentabilidade e nos cafés produzidos por mulheres, fomentando a equidade de gênero na cafeicultura brasileira e a capacitação de provadoras profissionais de café. O projeto atual tem como mercados-alvo: i) África do Sul, Austrália, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Malásia, Polônia, Rússia e Taiwan para os cafés crus especiais; e ii) Canadá, Chile, China e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem.
0 comentário
Preços do café estendem alta de 3 semanas e fecham sessão desta 6ª feira (22) com ganhos de mais 4% na bolsa de Londres
Café: Mesmo nas máximas em 13 anos, preços não afastam compradores e mercado ainda é bastante resiliente
Safra de café da Colômbia 24/25 projetada em 12,9 mi sacas, diz USDA
Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas decide os vencedores de 2024
Café no varejo: vendas aumentaram 1,1% de janeiro a setembro em comparação com o mesmo período de 2023
Preços do café seguem em volatilidade e apresentam altas no início da tarde desta 6ª feira (22)