Encontro enaltece diversidade e pluralidade dos cafés do Brasil
O presidente do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Márcio Ferreira, participou, ontem, 18 de outubro, do 2º Encontro Brasileiro de Degustadores de Café, idealizado pelo Instituto Federal do Espírito Santo, campus Venda Nova do Imigrante, e Embrapa Rondônia, que começou dia 17 e se estende até 20 de outubro, em São Gabriel da Palha, no noroeste capixaba.
Conforme ele, o objetivo central do evento consiste em proporcionar atualizações, diálogos entre cientistas e técnicos, análise sensorial de cafés de todas as regiões do Brasil, coleta de dados científicos e proporcionar intercâmbio cultural, técnico e científico.
“O encontro é uma possibilidade para ampliar o debate sobre o terroir dos cafés do Brasil, tratando da diversidade genética dos cafés nacionais, das indicações geográficas, dos novos protocolos de avaliação sensorial e das tendências de mercado para cafés arábicas e canéforas especiais, enaltecendo que somos um país amplo, multicultural e rico por natureza”, comenta.
A programação do evento conta com cursos, palestras, mesas redondas e workshops sobre o cenário brasileiro e mundial do café e pretende quebrar paradigmas, reconhecendo que o Brasil é, de fato, a nação do café. “Somos um país multicultural, étnico e continental, formado por muitas origens, aromas, sabores e, principalmente, por pessoas especiais, apaixonadas por cafés especiais”, conclui Ferreira.
Na programação, constam visitas a propriedades rurais, consideradas modelo na produção de café com práticas agrícolas conservacionistas e com respeito a meio ambiente e ao social. Também está prevista a palestra magna “Um país, muitas origens”, com a diretora executiva da Organização Internacional do Café (OIC), Vanusia Nogueira, o 20º Concurso de Qualidade da Cooabriel, um campeonato de cup tasters e degustação e exposição dos cafés das Indicações Geográficas do Brasil.
Nesta edição, o Encontro Brasileiro de Degustadores de Café teve curadoria do Instituto Federal do Espírito Santo, da Embrapa e da Associação Brasileira de Classificadores e Degustadores de Cafés (ABCD) e a realização ficou por conta do Governo do Estado do Espírito Santo, através do Incaper, em parceria com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).
0 comentário
Preços do café estendem alta de 3 semanas e fecham sessão desta 6ª feira (22) com ganhos de mais 4% na bolsa de Londres
Café: Mesmo nas máximas em 13 anos, preços não afastam compradores e mercado ainda é bastante resiliente
Safra de café da Colômbia 24/25 projetada em 12,9 mi sacas, diz USDA
Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas decide os vencedores de 2024
Café no varejo: vendas aumentaram 1,1% de janeiro a setembro em comparação com o mesmo período de 2023
Preços do café seguem em volatilidade e apresentam altas no início da tarde desta 6ª feira (22)