Embratur e BSCA promovem cafés e regiões produtoras do Brasil pelo mundo
A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) firmaram parceria para promover os roteiros turísticos de visita às regiões do país que possuem Indicação Geográfica (IG) de produção de café. As ações de promoção já começaram a ser realizadas no projeto itinerante "Galeria Visit Brasil", que foi realizado em Paris na semana passada e, ainda neste ano, vai para Roma, Nova York e Londres. Nas galerias, há momentos em que o público pode provar a qualidade do nosso café e conhecer os destinos turísticos onde pode visitar a produção nacional.
“O café brasileiro é exportado para mais de cem países, é reconhecidamente o melhor do mundo e os turistas internacionais precisam descobrir a origem desse café que consomem, visitando as principais regiões produtoras em Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Bahia, Paraná, entre outros Estados. Essa parceria tem a finalidade de promover essas rotas e experiências turísticas relacionadas aos cafés especiais brasileiros”, destaca Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
"Iremos realizar ações conjuntas com a Embratur no mercado global para promover e fomentar a comercialização dos cafés especiais brasileiros em importantes países consumidores e, também, gerar atratividade para a população desses locais visitar o Brasil e conhecer nossa realidade sustentável na produção cafeeira, além de descobrir roteiros turísticos", revela o diretor executivo da BSCA, Vinicius Estrela.
A "Galeria Visit Brasil" é um espaço conceito planejado pela Embratur para promover o Brasil e seus destinos em diversos países no exterior. Com um ambiente projetado para proporcionar uma experiência imersiva, a Galeria apresenta o artesanato, obras de arte de artistas brasileiros, shows ao vivo, degustações de produtos e gastronomia de todo o Brasil, além de oficinas interativas.
A promoção dos cafés ocorre no espaço "Spectaculaire Bar & Café" da Galeria e em coffee tastings com baristas e profissionais especializados. "Como BSCA, realizaremos sessões de degustação e apresentaremos o storytelling do produto e das regiões cafeeiras brasileiras como possíveis destinos turísticos ao público geral, mas em especial a influenciadores, que são capazes de capilarizar essa experiência e gerar ainda mais atratividade aos cafés especiais e às origens produtoras do Brasil", comenta Estrela.
Segundo Ana Paula Jacques, coordenadora de Cultura e Gastronomia da Embratur, a parceria com a BSCA é parte da estratégia da atual gestão da Embratur, que busca associar os cafés especiais ao marketing turístico internacional. Ela lembra que o Brasil é o principal produtor e exportador de café do mundo, com 15 regiões reconhecidas com Indicações Geográficas no país.
“Viajar para conhecer fazendas e produtores e vivenciar experiências ‘do grão à xícara’ são tendências internacionais que relacionam o turismo gastronômico ao agroturismo e o Brasil pode ser referência nesses segmentos”, disse.
O primeiro passo dessa parceria foi dado no dia 7 de outubro, em Paris. Sob coordenação da renomada barista Daniela Capuano, o público presente vivenciou a experiência dos cafés especiais e das regiões produtoras brasileiras. As próximas ações ocorrerão em Roma (ITA), de 12 a 14 deste mês; em Nova York (EUA), de 27 a 29 de outubro; e em Londres (ING), nos dias 3 e 4 de novembro.
0 comentário
Preços do café estendem alta de 3 semanas e fecham sessão desta 6ª feira (22) com ganhos de mais 4% na bolsa de Londres
Café: Mesmo nas máximas em 13 anos, preços não afastam compradores e mercado ainda é bastante resiliente
Safra de café da Colômbia 24/25 projetada em 12,9 mi sacas, diz USDA
Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas decide os vencedores de 2024
Café no varejo: vendas aumentaram 1,1% de janeiro a setembro em comparação com o mesmo período de 2023
Preços do café seguem em volatilidade e apresentam altas no início da tarde desta 6ª feira (22)