Expocaccer revela avanços em sustentabilidade em Relatório de 2022
A Expocaccer – Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado lança nesta sexta-feira (30) o Relatório de Sustentabilidade 2022, uma avaliação abrangente das iniciativas e práticas sustentáveis empreendidas ao longo do último ano. No relatório constam as diretrizes e ações desenvolvidas pela cooperativa relativas à responsabilidade socioambiental que vem gerando impactos positivos não apenas na cafeicultura da Região do Cerrado Mineiro, mas também entre seus stakeholders, que inclui cooperados, clientes, fornecedores e a comunidade em geral.
Nele, são apresentadas a estrutura de governança, certificações conquistadas, a criação de grupos para análise e diminuição da emissão de carbono neutro e as experiências com o manejo biológico nas propriedades de cooperados.
Foram destacadas as iniciativas promovidas pela cooperativa junto aos seus cafeicultores para minimizar os impactos ambientais na Região, a exemplo do Programa de Cafeicultura Regenerativa em parceria com o Sebrae, as atividades desenvolvidas pelo Consórcio Cerrado da Águas, (plataforma colaborativa a qual a Expocaccer é uma das mantenedoras, que une empresas, governo e sociedade civil para a preservação e conservação ambiental para resiliência às mudanças climáticas), além dos programas de responsabilidade social de apoio às instituições filantrópicas e de incentivo ao esporte.
“ESG é muito mais que uma sigla, trata-se de um comportamento que advém de um jeito de ser da Expocaccer, da sua filosofia existencial, e que abarca todos que nela estão inseridos: cooperados, clientes, fornecedores e a sociedade em geral.”, explica o Diretor Superintendente da Cooperativa, Simão Pedro de Lima.
Desde a sua fundação, a Expocaccer vem desempenhando um papel significativo para a sociedade por meio de seus programas de qualidade e sustentabilidade. Os cafés produzidos pelos seus cooperados são cada vez mais reconhecidos nos mercados nacional e internacional por uma produção que une qualidade à sustentabilidade, gerando benefícios socioambientais e econômicos para o Cerrado Mineiro e fortalecendo a imagem da cafeicultura brasileira no exterior.
“Acreditamos que uma boa gestão do ESG deve estar inserida nos processos e nas atividades de uma organização com práticas que envolvam governança, atividades sociais e ações de preservação ambiental. Dessa forma, desde a sua fundação, todos os atos da cooperativa norteiam-se da premissa do desenvolvimento sustentável, seja ele social, ambiental, econômico ou de governança”, destaca o Presidente da Expocaccer, Fernando Nogues Beloni.
Este é o primeiro relatório da Expocaccer, que anualmente compartilhará suas diretrizes e ações desenvolvidas. O documento é totalmente online e gratuito e ficará disponível no site e redes sociais da cooperativa.
O Relatório de Sustentabilidade 2022 da Expocaccer está disponível gratuitamente, em formato digital, e pode ser acessado no site da cooperativa: www.expocaccer.com.br
0 comentário
Café arábica supera os US$ 3/lb na bolsa de NY e robusta avança com alta de mais de 6% em Londres no inicio da tarde desta 2ª feira (25)
Café: Preocupação com oferta continua e preços superam os US$ 3/lb em NY nesta 2ª
Preços do café estendem alta de 3 semanas e fecham sessão desta 6ª feira (22) com ganhos de mais 4% na bolsa de Londres
Café: Mesmo nas máximas em 13 anos, preços não afastam compradores e mercado ainda é bastante resiliente
Safra de café da Colômbia 24/25 projetada em 12,9 mi sacas, diz USDA
Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas decide os vencedores de 2024