Primeira live da parceria da ABIC com a Safras & Mercado aborda atual colheita
Na última quinta, 4 de maio, houve o primeiro evento da parceria entre a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) e a consultoria Safras & Mercado. A live teve como tema “A chegada da safra e o que pode mudar no mercado - uma análise da safra cafeeira de 2023 para a indústria”.
A apresentação foi mediada por Lessandro Carvalho, jornalista da Agência Safras, com participação de Gil Barabach, consultor da SAFRAS & Mercado e, nesta primeira edição, ainda teve a presença especial do presidente da ABIC, Pavel Cardoso.
Expectativas para safra 2023/24
Durante o evento on-line, houve apresentação de dados apurados pela Safras & Mercados em relação à próxima colheita. Os números apontam otimismo com o futuro, conforme explica Barabach: “Está se desenhando um aumento na produção de Arábica, com a projeção de 43,50 milhões de sacas”. A venda também deve subir, mas não muito, por conta do crescimento lento da economia brasileira. A diferença projetada entre consumo e produção resulta em um superávit de 45,15 milhões de sacas.
Nesse cenário, a expectativa é de aumento das exportações, retomando o market share internacional. Além disso, é possível esperar estoques mais confortáveis, podendo abastecer melhor o mercado com possível queda nos preços, se confirmada a previsão de safra cheia para o ano. Outro ponto levantado pelo consultor foi a valorização do Robusta no cenário internacional, motivado pela oferta curta no Vietnã e a safra menor na Indonésia.
Anúncio do 29º ENCAFÉ
Na live, também foi anunciado o início das inscrições do 29º Encontro Nacional do Café (ENCAFÉ), o maior do setor, que será realizado entre os dias 15 e 19 de novembro, no Resort Vila Galé, em Alagoas. Em 2023, com a celebração dos 50 anos da ABIC, o evento será ainda mais especial, com atrações exclusivas, lançamentos e momentos memoráveis. Os interessados em participar podem se cadastrar no site da Associação.
0 comentário

Preços do café encerram sessão desta 5ª feira (17) com quedas moderadas nas bolsas internacionais

Clima adverso diminui em 26% a produção de café conilon no Estado de Rondônia

Leve recuperação dos estoques do café robusta derruba os preços em Londres no início da tarde desta 5ª feira (17)

ABIC realiza 30º Encontro do Café - Encafé

Preços do café iniciam a 5ª feira (17) em queda com movimento de ajustes técnicos

Café: Preocupação com a produtividade da safra/25 faz preços fecharem sessão desta 4ª feira (16) em alta