Expocaccer lança café premiado e recordista no leilão do 10º Prêmio da Região do Cerrado Mineiro

Publicado em 06/02/2023 14:49

A Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocaccer) apresenta a edição especial “Raridades”, com o café campeão e recordista no 10° Prêmio da Região do Cerrado Mineiro. Produzido por Jorge Fernando Naimeg, o café se destacou pela qualidade e pelo recorde de R$ 62.017,00 no leilão do prêmio, sendo o café mais caro da safra 2022/2023.

De variedade natural, com as notas sensoriais que remetem às frutas vermelhas, cana de açúcar, floral, açúcar mascavo, o café de Jorge Fernando recebeu uma pontuação de 90.75 na escala da SCA (Specialty Coffee Association). 

O lançamento oficial dos grãos será realizado no dia 7 de fevereiro, a partir das 18h, na Cafeteria Dulcerrado, em Patrocínio (MG). O produtor estará presente no evento de lançamento e compartilhará com o público sua experiência na produção, colheita e pós-colheita.

“Uma curiosidade desse café é que o quilo torrado valorizou ainda a excepcionalidade, que custou R$ 1.240,34. Isso é o que chamamos de recompensa pela qualidade e complexidade de aromas e sabor da bebida”, destaca Maurício Maciel, Gerente e Barista da Cafeteria Dulcerrado.

Jorge Fernando Naimeg pertence a 3ª geração de uma família de produtores que há 58 anos tem a cafeicultura como uma paixão e há mais de 41 anos fez do Cerrado Mineiro uma referência em cafés especiais, colecionando títulos nos mais diversos concursos de qualidade de cafés nacionais e internacionais. 

download (1)

“Praticamente nasci no pé de café. Quando eu era criança, meu pai e meus irmãos já produziam grãos especiais e desde então passou a ser nossa missão trabalhar com o foco na produção de qualidade. Acredito que a Etapa Campeões Expocaccer e o Prêmio da Região do Cerrado Mineiro nos ajudaram muito, pois são balizadores de qualidade, fazendo com que todos os produtores busquem evoluir e o primeiro lugar traz um destaque muito importante para o trabalho que fazemos. Isso faz com que haja não apenas um reconhecimento por parte dos cafeicultores, mas do mercado, com relação a qualidade dos grãos e assim agrega valor não apenas ao lote campeão, mas ao restante da produção”, ressalta o cafeicultor.

Para a bebida, foram elaborados três métodos e harmonizações que melhor ressaltaram o sabor e as características sensoriais dos cafés. De acordo com o Presidente da Expocaccer, Glaucio de Castro, o evento é uma oportunidade de ressaltar o trabalho e o café do produtor. “A promoção desse café vem para celebrar e reconhecer o brilhante trabalho realizado pelo cafeicultor, além de possibilitar que o grão alcance cada vez mais pessoas, amantes de um bom café”, destaca.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Expocaccer

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário