Café solúvel passará por análise de qualidade reconhecida internacionalmente, por meio de metodologia inédita criada no Brasil
O Brasil deu um grande passo em direção à inovação do mercado cafeeiro nesta quinta-feira (16), durante a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte (MG). Foi lançada a pioneira Metodologia do Protocolo de Análise Sensorial de Café Solúvel, que ajudará a ampliar o leque de utilização do produto no mundo. O procedimento estava em desenvolvimento desde 2019 pela Associação Brasileira da Indústria do Café Solúvel (ABICS), em parceria com o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) e técnicos especialistas de qualidade do café. A promoção internacional, que traz reconhecimento ao protagonismo do Brasil desta novidade, é realizada com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), no âmbito do Projeto Setorial Brazilian Instant Coffee, executado em conjunto com a ABICS.
A metodologia introduz a avaliação dos atributos organolépticos do café solúvel ao aplicar as mesmas regras desenvolvidas pela Specialty Coffee Association (SCA), órgão responsável pelos concursos anuais de qualidade que avaliam os cafés especiais e apontam os vencedores que serão disputados no mercado internacional em leilões milionários. Com este procedimento inovador, será possível categorizar e diferenciar a grande variedade de cafés do mercado de solúvel, permitindo ao consumidor identificar a melhor aplicabilidade de acordo com as características do produto.
Categorias
Enquanto a metodologia de avaliação do café torrado e moído é baseada em um sistema de pontuações por notas, a metodologia para o solúvel propõe uma avaliação pela intensidade de 15 atributos em uma escala de classificação das características sensoriais, que vai de zero a cinco, e uma classificação principal em três categorias: convencional, diferenciado ou de excelência. De acordo com a consultora da ABICS e coordenadora do projeto, Eliana Relvas, este novo procedimento vai traduzir melhor como funcionam os cafés e trará uma grande mudança no mercado cafeeiro, onde 28% do consumo é de solúvel. “As empresas acabam adequando e ajustando aos gostos dos consumidores através de novos blends e novas tecnologias para agradar o máximo de consumidores pelo mundo”, explicou.
As exportações do mercado de café solúvel seguem uma crescente de 3,5% ao ano, e 2021 foi o terceiro ano consecutivo de recorde no volume de exportações, com mais de quatro milhões de sacas vendidas no exterior. Além de ser o 13º produto de exportação do agronegócio brasileiro, é o maior parque industrial do mundo, posicionando o Brasil como o líder na produção e exportação do produto. Com a crescente do mercado e a exigência por mais qualidade, descobriu-se uma necessidade de quebrar paradigmas e criar protocolos de identificação de atributos, que até então não existia neste mercado.
Aplicativo de avaliação
Foi sob essa perspectiva que surgiu o procedimento, que traz mais compreensão sobre as características sensoriais de café solúvel. Além disso, a metodologia também permite unificar a comunicação entre produtores e empresas do mercado. Por meio de um aplicativo de avaliação do café, as características são computadas e um algoritmo é gerado identificando a aplicação do produto, que pode ser, por exemplo, tomado puro, misturado com leite, usado como ingrediente com outras bebidas, em confeitaria, entre outros.
O diretor de Relações Institucionais da ABICS, Aguinaldo Lima, afirma que o Brasil, como o maior protagonista no mercado, tem toda a competência para que isso se torne uma metodologia global. Ele destaca que isso trará mais abertura a mercados internacionais e melhoria da percepção da qualidade dos cafés solúveis, que apresentam uma imensa variedade de consumação e aplicação. Os próximos passos envolvem a capacitação de “IC-Graders”, especialistas em avaliação de café solúvel, assim como existem os “Q-Graders” para o café torrado e moído.
O presidente da ABICS, Fabio Sato, prevê um futuro otimista para o café solúvel dado o nível de preparo da indústria. Segundo Sato, é uma indústria que “investe em novas tecnologias para continuar abastecendo o mercado global sempre mantendo o compromisso com a sustentabilidade e o meio ambiente”. Além disso, a quantidade de certificações que a indústria foi capaz de adquirir comprova o quanto ela está preparada para conquistar o mundo inteiro com o café brasileiro.
Uma centena de países
As exportações de café solúvel têm como destino mais de 120 países, gerando receita cambial da ordem de US$ 600 milhões anuais. Agora, o Brasil ganha reconhecimento mundial pelo pioneirismo e protagonismo no lançamento desta metodologia, que revoluciona o mercado do produto. Para isso, a ApexBrasil e a ABICS realizam um trabalho de divulgação internacional com o Projeto Imagem, trazendo formadores de opinião e jornalistas de importantes veículos de países como Estados Unidos, Europa, Ásia e América Central, para prestigiar o evento.
Este projeto engloba, também, a visita de líderes setoriais de organismos mundiais de café, como a National Coffee Association (NCA) e a SCA, dos EUA, a All Japan Coffee Association (AJCA), a European Coffee Federation (ECF) e, ainda, o Coffee Quality Institute (CQI), entidade sem fins lucrativos que trabalha internacionalmente em projetos que visam melhorar a qualidade do café e a vida das pessoas envolvidas na sua produção.
A comitiva que participou do lançamento no dia 16 de novembro é formada por 11 visitantes, que participaram de sessões de Cupping de demonstração do protocolo de análise sensorial dos cafés solúveis. Além das demonstrações, os visitantes conhecerão três indústrias de café solúvel (Cocam, Iguaçu e Cacique) no interior dos estados de São Paulo e Paraná até o final da semana.
A gerente de Agronegócio da ApexBrasil, Paula Soares, se orgulha de acompanhar os resultados e perceber o engajamento de todas as partes envolvidas no projeto desde 2019. Ela acredita que o mercado internacional tem muito a ganhar com algo inédito e irá agregar valor tanto ao produto quanto ao mercado brasileiro. O objetivo da participação da ApexBrasil neste projeto é prestar apoio em tornar a metodologia criada no País como uma referência global, utilizando o branding “Cria & Curta Café Solúvel Brasil” em campanhas e divulgando a imagem positiva e versátil de um produto nacional.
Brazilian Instant Coffee
Em 26 de março de 2018, a ABICS e a ApexBrasil assinaram convênio para a implantação do projeto setorial “Brazilian Instant Coffee”, reforçando a histórica parceria da ApexBrasil com o setor cafeeiro. Uma relação iniciada em 2002 com o Sindicafé e em 2009 com a BSCA e seus cafés especiais.
A iniciativa adotada em parceria com a ApexBrasil insere-se no Plano de Desenvolvimento do Café Solúvel do Brasil, lançado em 2016 pela ABICS, que tem a meta de alavancar o volume das exportações e o consumo interno brasileiro em 50% durante os próximos 10 anos.
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