HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Café: Safras estima colheita 2022/23 no Brasil em 75% até 26/julho

Publicado em 28/07/2022 11:39 e atualizado em 28/07/2022 13:18

A colheita de café da safra brasileira 2022/23 está em 75% até o dia 26 de julho. O número faz parte do levantamento semanal de SAFRAS & Mercado para a evolução da colheita da safra. Na semana anterior, o índice era de 66%.

Tomando por base a estimativa de SAFRAS para a produção de café do Brasil em 2022/23, de 61,1 milhões de sacas de 60 quilos, é apontado que foram colhidas 45,93 milhões de sacas até o dia 26 de julho.

A colheita está atrasada em relação ao ano passado, quando 77% da safra estava colhida neste período. Os trabalhos também estão atrasados contra à média dos últimos 5 anos, que é de 80%.

Segundo o consultor de SAFRAS & Mercado, Gil Barabach, a colheita de café no Brasil voltou a andar bem ao longo da última semana, aproveitando o clima mais seco sobre as regiões cafeeiras do país. Mas a chuva deve voltar, fraca e isolada e seguida por queda na temperatura, em áreas de café do Paraná, São Paulo e Sul de Minas.

E isso pode atrapalhar um pouco o andamento dos trabalhos de colheita ao longo dos próximos dias. Em linhas gerais, o clima tem favorecido os trabalhos tanto de colheita como de secagem do café. Mesmo assim, os trabalhos seguem atrasados, especialmente em comparação a média dos últimos 5 anos, comenta.

A colheita de arábica alcança 66% da produção, em linha com igual período ano passado, mas ainda abaixo dos 73% de média dos últimos 5 anos para o período. Já os trabalhos com conilon chegam a 90% do potencial da safra. Ainda abaixo dos 94% em igual época do ano passado e aquém dos 96% de média dos últimos 5 anos para período.

No Espírito Santo, principal estado produtor deste café, os pequenos, em sua grande maioria, já terminaram a colheita, restando apenas os grandes produtores, avalia Barabach. A previsão é que os trabalhos se encerrem em mais 10 a 15 dias. Em Rondônia, a colheita está terminando, restando praticamente os repasses finais nas lavouras, aborda.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Safras & Mercado

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário