Safras & Mercado aponta comercialização da safra 21 de café em 78%
A comercialização da safra 21 de café do Brasil avançou para 78%, de acordo com levantamento realizado pela Safras & Mercado. Em relação ao mesmo período no ano passado, o levantamento mostra o percentual de vendas superior a 2020, quando girava em torno de 74%.
"A comercialização de arábica chega a 75% da safra brasileira 2021, ligeiramente acima de igual período do ano passado, quando alcançava 74%, mas bem superior média de 5 anos para período (69%). Já as vendas de conilon alcançavam 82% da safra 2021, contra 74% vendido em igual época do ano passado e 70% na média dos últimos cinco anos para o período", afirma a consultoria.
A publicação destaca ainda a análise de Gil Barabach, que expolica porque o fluxo de vendas de café no mercado interno avançou em novembro. Segundo o especialista, o que favoreceu foi a escalada de preço observada no mês de novembro. "Além disso, uma melhor avaliação de comprometimento, depois de finalizadas as entregas de negociações a termo (vendas futuras), ajuda a explicar a performance comercial em novembro", complementa a publicação.
Segundo Gil, o vendedor, especialmente de arábica, deve seguir bem retraído, acredita o consultor. “O produtor normalmente encolhe um pouco a mão no mês de dezembro, por questões tributárias, como o IR. Além disso, há a aposta na continuidade da alta nos preços, diante da oferta disponível muito curta e do avanço da entressafra”, diz. Isso sem falar nas dúvidas em relação à safra brasileira de 2022, como lembra Barabach.
0 comentário
Robusta fecha com leve alta nesta 5ª feira (28) e amplia ganhos expressivos das última sessões
Robusta passa a registrar leves altas em Londres e amplia sequência de ganhos
Futuros do robusta abrem em baixa nesta 5ª feira após ganhos de até 7,85% na última sessão
Plataforma Global do Café troca de presidência e reforça o protagonismo da cafeicultura sustentável da América Latina
Diante da movimentação do mercado a expectativa é que o preço do café alcance novas altas nas bolsas internacionais
Café: preocupações com o fornecimento global mantêm ganhos de mais de 3% nas bolsas internacionais no início da tarde desta 3ª feira (27)