Produção colombiana de café cresce 6% em maio e exportação recua 15% no mesmo mês
Dados divulgados pela Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia nesta quarta-feira (3) indicaram que a produção de café na Colômbia no mês de maio foi de 1,2 milhões de sacas de 60 kg, ou seja, um aumento de 6% a mais do que no mesmo período em 2019, quando foram produzidas 1,1 milhões de sacas.
Ainda de acordo com a Federação, nos últimos 12 meses, a produção ultrapassou 14 milhões de sacas, 4% a mais do que quase 13,6 milhões de sacas produzidas no mesmo período anterior. Até o momento a produção registrada de café colombiano atingiu 4,8 milhões de sacas, 12% a menos em comparação com quase 5,5 milhões de sacas nos primeiros cinco meses de 2019.
"Os dados confirmam que a Colômbia mantém bons níveis de produção e que, se continuar assim, 2020 seria o sexto ano em que a colheita de café excede 14 milhões de sacas, níveis históricos para a cafeicultura no país", afirmou Roberto Vélez Vallejo, Gerente Geral da Federação Nacional dos Cafeicultores (FNC).
O líder sindical também destacou que, apesar da situação de pandemia do Coronavírus, produtores colombianos não enfrentaram mais problemas nos trabalhos na colheita. “Como país, devemos nos orgulhar do esforço que os cafeicultores estão fazendo para se manter saudável e continuar colhendo. Em meio a uma pandemia e com tantas indústrias afetadas, o setor cafeeiro é mais uma vez o motor da economia ”, acrescentou Vélez Vallejo.
Exportação
Já as exportações colombianas de café caíram 15%, para 871 mil sacas de 60 kg, contra pouco mais de um milhão de sacas exportadas em maio de 2019. Segundo o relatório, até o momento, as exportações caíram 16%, para 4,6 milhões de sacas, em comparação com mais de 5,4 milhões de sacas exportadas nos primeiros cinco meses de 2019.
Nos últimos 12 meses, as exportações de café caíram ligeiramente, 2%, para 12,8 milhões de sacas de 60 kg, em comparação com 13,1 milhões de sacas exportadas no ano anterior. "E até agora neste ano cafeeiro, as exportações caíram 7%, para quase 8,4 milhões de sacas, em comparação com 9 milhões de sacas no ano anterior", afirma o relatório.
0 comentário
Mercado cafeeiro fecha sessão desta 5ª feira (21) com fortes ganhos em NY e queda na bolsa de Londres
Região do Cerrado Mineiro avança no mercado global com leilão virtual
Com a presença de toda a cadeia produtiva, Semana Internacional do Café discute sobre os avanços e desafios da cafeicultura global
Em ano desafiador para a cafeicultura, preços firmes e consumo aquecido abrem oportunidades para o setor
Mercado cafeeiro trabalha com preços mistos no início da tarde desta 5ª feira (21)
Cooabriel fala sobre a expectativa da safra do café conilon para o Espírito Santo e Bahia