Análise da OIC aponta queda no consumo na pandemia: Número representa 1,6 milhões de sacas de café
A Organização Mundial de Café (OIC) divulgou nesta semana a primeira edição da revista eletrônica, a OIC: Série Coffee Break nº 1 e trouxe seu primeiro relatório dos impactos do Covid-19 para o setor cafeeiro a nível global. A publicação traz análises tanto do lado da demanda, como do consumo e produção de café ao redor do mundo. "A disseminação da covid-19 apresenta um desafio adicional significativo para o mundo cafeeiro, que passou por um período prolongado de baixa produção preços", afirma a OIC.
A OIC realizou uma análise quantitativa para identificar a relação entre crescimento do PIB e consumo de café, fornecendo uma estimativa do choque do lado da demanda resultante da pandemia do COVID-19. A análise é baseada em uma amostra dos 20 principais países consumidores de café, que representam 71% da demanda global, cobrindo o período 1990-2018.
As análises mostram que uma queda de um ponto percentual no crescimento do PIB está associada a uma redução no crescimento da demanda global de café de 0,95%, ou 1,6 milhão de sacas de 60 kg. O modelo prevê que uma queda maior no crescimento do PIB ou uma recessão global teria um efeito proporcionalmente maior. Como resultado, os níveis de consumo de café podem estagnar - ou até diminuir - em comparação com os anos anteriores à crise, caracterizados pelo aumento constante da demanda por café, a uma taxa de 2 a 3% ao ano.
A Organização destaca ainda que apesar do crescimento geral constante do setor, o preço do café experimentou uma tendência descendente contínua desde 2016, caindo 30% abaixo da média dos últimos dez anos. Muitos dos 25 milhões de agricultores em todo o mundo lutam para cobrir os custos operacionais, mas que os preços dos insumos continuam subindo. "Falta de investimento na modernização de fazendas e em adaptação ao impacto das mudanças climáticas representa um sério risco para sustentabilidade do setor e futura oferta de café", diz o relatório.
A OIC também destaca que o número de consumo fora de casa está caindo de maneira expressiva no curto prazo, devido aos fechamentos de cafeterias e padarias em vários lugares do mundo. Porém, reafirma que por outro lado o consumo do lado do varejo, ou seja, o consumo doméstico vem aumentando.
Segundo a publicação, os estoques mais baixos em supermercados levam a crer que o medo da população e o isolamento levou a esse aumento em alguns países.No entanto, o relatório diz que é improvável que isso tenha um efeito sustentado no consumo. "Um aumento inicial na demanda, haverá proporcionalmente menos demanda no semanas e meses em que os consumidores baixam os estoques mantidos em casa", afirma.
A OIC afirma que é necessária uma análise mais aprofundada, em particular o efeito do lado da oferta da pandemia do COVID-19, para entender o impacto geral no setor cafeeiro global e em todos os atores da cadeia de valor global. Esses efeitos serão avaliados em edições futuras da série Coffee Break da OIC.
Para conferir a primeira edição da Coffee Break clique aqui
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