Produção de café colombiano tem queda de 19%; dados podem pressionar aumento em NY
A produção colombiana de café teve redução de 19% no mês de janeiro, quando comparados com os números de janeiro de 2019. Os números foram divulgados pela Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia.
De acordo com os dados, a produção total de 1,05 milhões de sacas de 60 kg. Nos últimos 12 meses, a produção atingiu 14,5 milhões de sacas de 60 kg, 6% a mais do que quando comparado com as 13,7 milhões de sacas no mesmo período anterior. Os números também caíram para a exportação do café colombiano. Em janeiro foi registrada redução de 6%, com produção de 1,1 milhão de sacas. Em 2019 as exportações atingiram cerca de 1,2 milhão de sacas.
O produtor de café de todos os lugares vem enfrentando preços abaixo do que eram esperado por todo o setor. As baixas em Nova York acontecem após dezembro de 2019 ser marcado por altas expressivas e também após estimativas de safras do café brasileiro serem divulgadas nos primeiros dias de janeiro. Além disso, as chuvas das últimas semanas nas regiões produtoras no Brasil mantiveram os preços pressionados.
Para Haroldo Bonfá, analista de mercado da Pharos Consultoria, apesar dos gráficos neste momento indicarem que os preços tendem a continuar abaixo do esperado, os números divulgados pela Colômbia podem dar suporte e fazer com que as negociações voltem a subir na Bolsa de Nova York. Ainda de acordo com Haroldo, o mercado poderá ver essa recuperação entre final de fevereiro e março - quando novos dados foram divulgados."O café Colombiano é super importante para a formação de preços em Nova York e com isso podemos ter uma pressão para o preço subir", comenta.
Veja a entrevista completa:
0 comentário
Preços do café encerram sessão de 6ª feira (10) em lados opostos nas bolsas internacionais
Café em Prosa Podcast #196 - Made in Brasil: café brasileiro vem ampliando seu espaço no mercado asiático
Embrapa Café lança publicação sobre manejo integrado de pragas e doenças dos cafés conilon e robusta
Café: preços seguem trabalhando com altas no início da tarde desta 6ª feira (10) diante perspectiva de uma oferta comprometida
Café: Embate entre compradores e vendedores traz lentidão ao mercado físico brasileiro neste início do ano
Preços do café permanecem com ganhos moderados nas bolsas internacionais na manhã desta 6ª feira (10)