Femagri 2020 aposta no cooperativismo, tecnologia e gestão para aumentar a confiança na cafeicultura
A Femagri 2020 (Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas), que terá como tema "Cooperativismo trazendo tecnologia, gestão e confiança à cafeicultura", acontecerá entre os dias 12 e 14 de fevereiro, em Guaxupé (MG).
A proposta da 19ª edição do evento é auxiliar os produtores no processo de aprimoramento da gestão e do manejo de suas propriedades visando gerar valor ao café produzido.
Para isso, a Femagri contará com cerca de 120 expositores, em uma área de 107 mil metros quadrados, sendo 36 mil metros quadrados cobertos, que apresentarão as últimas tendências em tecnologia, inovações para o campo e insumos agrícolas. Entre os diversos lançamentos que estão sendo preparados pelos expositores, a LS Tractor, fabricante sul-coreana de tratores que firmou convênio com a Cooxupé para o fornecimento de máquinas agrícolas, terá um espaço especial visando oferecer condições diferenciadas para os cooperados.
A estrutura disponibilizada no evento também facilita as negociações que contam com todo suporte no Centro de Negócios. Além das tradicionais linhas de crédito com instituições financeiras, o produtor cooperado da Cooxupé poderá fazer as compras por meio da "operação barter", que é disponibilizada pela cooperativa e permite que o cafeicultor efetue o pagamento utilizando o café como moeda de troca. Para isso, o valor da saca é estipulado pela cotação do mercado no dia da transação.
"A Femagri tem como objetivo oferecer aos produtores condições de terem acesso às novidades e soluções por meio de informações e equipamentos para um manejo adequado, gestão eficiente e melhoria na qualidade do café produzido. Além disso, o cafeicultor conta com condições especiais para fazer seus investimentos e tem um ambiente que permite a troca de informações com outros cafeicultores e com as empresas fornecedoras de maquinários e insumos visando sempre o melhor negócio", diz Carlos Augusto Rodrigues de Melo, presidente da Cooxupé.
De acordo com a equipe responsável pela organização do evento, a expectativa é buscar um resultado que se iguale ou supere os resultados da última edição, que recebeu 33 mil visitantes e movimentou R﹩ 135 milhões em volume de negócios.
"O cenário aponta para um momento positivo do café. Se essa posição favorável permanecer até o período da Femagri 2020 a expectativa é superar os resultados alcançados em 2020", diz José Eduardo Santos Júnior, superintendente de Desenvolvido ao Cooperado.
Novidades
A 19ª edição da Femagri trará muitas novidades para os visitantes como a reformulação do espaço Fazendinha, que envolve a promoção e difusão de ações educativas, resultados de pesquisas e trabalhos desenvolvidos por instituições e universidades, além de novidades sustentáveis de diversas empresas.
A SMC (Specialty Coffees), empresa da Cooxupé que atua no mercado de cafés especiais estará presente com seu estande para receber o público interessado em conhecer um pouco mais sobre essa linha diferenciada por meio de informações e degustação de cafés.
O Empório Cooxupé também terá um espaço dedicado aos cooperados que desejem levar souvenirs e produtos com a marca Cooxupé como vestuários, botas, chapéus, jaquetas, jogos de faca, canecas, itens para cozinha e churrasco, entre outros.
A estrutura do evento conta ainda com o Espaço Pecuária, que possui exposição de animais e a presença de estandes de empresas do setor.
Os familiares dos produtores cooperados também contam com espaço exclusivos como o Espaço Kids, que possui monitores e brinquedos para o lazer das crianças, e o Espaço Beleza, que oferece serviços de maquiagem e penteado para o público feminino.
0 comentário
Combo de fatores climáticos e financeiros provoca alta de mais de 4% nos futuros do café
Café arábica segue com altas superiores a 3% sob influência do mercado financeiro
Movimento do mercado financeiro traz fortes altas para o café nesta 5ª feira (07)
Volatilidade do câmbio nesta 4ª feira (06) faz mercado cafeeiro terminar sessão em baixa
Faturamento diário da exportação brasileira do café não torrado avança em 62% em outubro/24
Especulações contra o câmbio brasileiro movimentam os preços do café nesta 4ª feira (06)