Exportação de café solúvel do Brasil bate recorde nos últimos 12 meses
Após o recorde histórico registrado nas exportações de todos os tipos de café (verde e industrializado) pelo Brasil em 2018, o país segue demonstrando sua força no segmento. O café solúvel nacional atingiu seu melhor desempenho nos embarques acumulados no último período de 12 meses (set/18 a ago/19), tendo remetido o equivalente a 3,967 milhões de sacas de 60 kg ao exterior.
"Essas quase 4 milhões de sacas conferem recorde para intervalos de 12 meses e refletem os esforços que as indústrias do setor realizam em investimentos nas plantas de produção e na negociação com players em todo o mundo", revela Aguinaldo Lima, diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics).
No acumulado de 2019, os embarques totalizam 2,657 milhões de sacas e respondem por 9,8% das exportações totais de café do Brasil até o final de agosto. "Esse montante equivale a um crescimento de 10% em relação ao mesmo intervalo de 2018 e é o melhor desempenho registrado por nossos embarques nos últimos cinco anos", detalha Lima.
PRINCIPAIS DESTINOS
O principal cliente do café solúvel brasileiro, no acumulado dos oito primeiros meses de 2019, foram os Estados Unidos, que adquiriram 429.921 sacas, volume 2,8% superior às 418.062 sacas importadas de janeiro a agosto do ano passado. Na sequência, vêm Rússia, com a compra de 256.996 sacas (-10,3%); Indonésia, com crescimento de 6,9% ante 2018 e a aquisição de 196.264 sacas; Japão, com a importação de 189.096 sacas (-14,4%); e Argentina, que comprou 162.451 sacas (-15,1%).
Confira o desempenho das exportações de café solúvel e dos demais segmentos da cadeia no site da Abics: https://www.abics.com.br/noticia.php?noticia=171&desempenho_das_exportacoes_de_cafe_do_brasil_ago_2019.
0 comentário

Preços do café caminhavam em lados opostos nas bolsas internacionais na manhã desta 3ª feira (13)

Exportação brasileira de café cai 28% em abril, mas segue recorde na safra 2024/25

Bienalidade negativa, mas melhor perspectiva: Quebra da safra brasileira de café arábica 2025 pode ser menor do que o esperado

Safra dos Cafés do Brasil estimada para ano-cafeeiro de 2025 totaliza volume físico equivalente a 55,67 milhões de sacas

Preço da exportação de café não torrado aumenta mais de 80% em 6 dias úteis de maio/25

Mesmo com quebra na safra de café 2025, Brasil deve seguir suprindo demanda interna e exportações