Melhores cafés do Brasil são escolhidos dentre 77 amostras na "Copa do Mundo do Café"
Desde segunda-feira (15), na etapa internacional do Cup of Excellence – Brazil 2018, 29 juízes de dez países provam 77 amostras de café arábica classificadas durante a etapa nacional, realizada em Varginha/MG. Os profissionais desembarcaram no Sul de Minas ainda no domingo e foram recepcionados pela Cooxupé e SMC Specialty Coffees.
O júri é composto por profissionais dos Estados Unidos, Japão, China, Cingapura, Bulgária, Rússia, Inglaterra, Austrália, Índia e Alemanha. Os juízes vão degustar, avaliar e atribuir uma nota para cada uma das amostras de café das duas categorias que concorrem no concurso: 37 do tipo cereja descascado/despolpado (preparados pelo sistema em via úmida) e 40 do natural (grãos colhidos e secos com casca). No dia 21 de outubro, os produtores dos cafés com melhores pontuações serão apresentados e premiados durante uma solenidade.
Participam desta edição produtores da variedade arábica da safra 2018 de diferentes regiões do Brasil. A BSCA recebeu, para o Cup of Excellence – Brazil 2018, cerca de mil amostras. Além de jornalistas brasileiros, profissionais da imprensa de diferentes países também vão acompanhar as atividades do principal concurso de qualidade para cafés especiais durante a semana.
"A missão do Cup of Excellence é garimpar os cafés nacionais mais diferentes e que apresentem um nível de excelência, que sejam diferenciados. Apresentamos durante o Cup a nossa variedade e a qualidade do café brasileiro. É a principal vitrine para esse nicho de cafés especiais", diz Vanusia Nogueira, diretora da BSCA.
Nessa etapa, que tem como instituições anfitriãs a cooperativa Cooxupé e a empresa SMC Specialty Coffees, 29 juízes das principais compradoras internacionais, vindos de Estados Unidos, Japão, China, Cingapura, Bulgária, Rússia, Inglaterra, Austrália, Índia e Alemanha, analisam os finalistas e os que obtiverem nota igual ou superior a 86 pontos (escala de zero a 100 do concurso) serão eleitos os melhores cafés da safra 2018 do Brasil e comercializados, via internet, em disputado leilão internacional. Já as amostras que se classificarem com notas entre 84 e 85,99 pontos serão consideradas "National Winners" e também irão a leilão, possibilitando a comercialização a preços condizentes com a excelente qualidade que possuem.
Na categoria Naturals, a origem produtora que mais se destacou foi a Indicação de Procedência da Mantiqueira de Minas Gerais, com 15 cafés entre os finalistas, ou 37,5% do total. Na sequência, vêm a Denominação de Origem do Cerrado Mineiro, com 10 lotes (25%); Sul de Minas, com sete (17,5%); Matas de Minas e Chapada Diamantina (BA), com três amostras cada (7,5%); e as regiões de São Paulo da Média Mogiana e da Indicação de Procedência da Alta Mogiana Paulista, com um lote cada (2,5%).
A categoria Pulped Naturals conta com 37 finalistas, tendo a origem produtora da Chapada Diamantina encabeçando a lista com 17 representantes, o que corresponde a 46% do total. A Indicação de Procedência da Mantiqueira de Minas Gerais veio na sequência, com 10 cafés (27%), seguida pelas regiões das Matas de Minas, com quatro lotes (10,8%); do Sul de Minas, com duas amostras (5,4%); e da Denominação de Origem do Cerrado Mineiro, das Montanhas do Espírito Santo, da Chapada de Minas e do Planalto de Vitória da Conquista (BA), cada uma classificando um café (2,7%).
Os vencedores do principal concurso de qualidade do mundo para cafés especiais, que conta com auditoria da Agricert Brasil, serão anunciados no dia 21 de outubro, a partir das 17h, no Clube dos Operários, em Guaxupé.
Confira as imagens do evento nesta quarta-feira
0 comentário
Café: Chuvas abaixo do esperado trazem suporte para alta do preço do arábica no fechamento desta 2ª feira (23)
Média diária de faturamento de café torrado tem alta de 86,2% nos quinze primeiros dias úteis de dezembro de 2024
Preços do café trabalham em lados opostos nas bolsas internacionais no início da tarde desta 2ª feira (23)
Café: preços iniciam 2ª feira (23) com baixas moderadas nas bolsas internacionais
Após muita volatilidade bolsa de Londres encerra sessão desta 6ª feira (20) com quedas nas cotações futuras
Café em Prosa #195 - Museu do Café passa por reposicionamento institucional e ganha nova identidade visual