IAC expõe cultivares de café com alta produtividade e excelente qualidade de bebida na Agrishow 2018
O Instituto Agronômico (IAC) irá expor quatro cultivares de café na Agrishow 2018 - IAC Catuaí SH3, IAC Obatã 4739, IAC 125 RN e Obatã Vermelho. O IAC IAC Catuaí SH3, IAC Obatã 4739, IAC 125 RN são resistentes/tolerantes à ferrugem-da-folha, principal doença do cafeeiro causadora de perdas de 30% a 50% na produtividade.
A IAC Catuaí SH3, além da produtividade e resistência à ferrugem-da-folha, possui menor exigência hídrica. Com esse perfil, pode ser cultivada em regiões mais quentes ou onde tem havido veranicos mais frequentes nos últimos anos. Outro atrativo dessas cultivares é que elas estão entrando no lugar de outros materiais já lançados pelo Instituto, como o IAC Mundo Novo e IAC Catuaí que, apesar de ocuparem cerca de 85% dos cafezais nacionais, são suscetíveis à ferrugem. De acordo com produtores, a despesa para controlar a ferrugem gira em torno de 8% do custo total da produção, por saca.
Devido à resistência à ferrugem, essas três cultivares do IAC podem ser adotadas no cultivo orgânico, nicho de mercado que proporciona aumento na renda dos agricultores. O valor da saca do café em plantio convencional é de R$ 440,00, enquanto que no sistema orgânico chega até a R$ 1.500,00 a saca.
A cultivar Obatã Vermelho tem características sensoriais e qualidade de café especial. Em junho de 2018, a cultivar estará no campeonato mundial, World Barista Championship, em Amsterdã, na Holanda. O material será levado pelo campeão do 17º Campeonato Brasileiro de Baristas, Thiago Sabino.
Usando a cultivar IAC Obatã Vermelho, Sabino venceu 23 concorrentes na competição nacional, em janeiro de 2018, no Rio de Janeiro, onde foi disputada a vaga para o mundial da categoria. Após o campeonato nacional, foi realizada uma degustação de café para selecionar a cultivar que será levada por Sabino ao mundial. A IAC Obatã Vermelho foi escolhida na presença de grandes profissionais do setor, durante o cupping, na cafeteria IL Barista, na Capital paulista, onde Sabino trabalha desde 2015.
0 comentário

Café: Relação entre oferta e demanda mantém volatilidade dos preços, que iniciam 6ª feira (02) com ganhos

Com preocupações com a demanda, preços do café registram fortes quedas nesta 5ª feira em NY

Homenagem do CNC ao trabalhador e à trabalhadora no café

Café: Preços futuros iniciam a sessão desta 5ª feira com fortes quedas em NY

Temores sobre oferta impulsionam os preços do café que fecham sessão desta 4ª feira (30) com ganhos moderados

Entrada da safra brasileira de café 2025 deve trazer certo equilíbrio aos preços em nível de real