Agricultura capixaba deve produzir mais em 2018, com destaque para o café
Para 2018 as expectativas para a agricultura capixaba são positivas, principalmente na cafeicultura. De forma geral, a estimativa de produção para a agricultura é de 5,5 milhões de toneladas, resultado 7,4% maior na comparação com o ano de 2017. A previsão é de aumento de 2,8% na área colhida e 4,5% no rendimento médio. Os dados estão reunidos na 13ª edição do Boletim da Conjuntura Agropecuária, uma publicação online elaborada pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
Além da previsão da produção agrícola para 2018, o documento também apresenta os dados da produção animal de 2017. As expectativas são positivas principalmente para a cafeicultura. Nos anos anteriores, a produção foi baixa, principalmente devido às condições climáticas desfavoráveis. Segundo o IBGE, a expectativa é de que sejam colhidas 12,6 milhões de sacas, entre arábica e conilon.
Para a produção animal do ano de 2017, os dados da Pesquisa Trimestral de abate de animais, leite e produção de ovos de galinha registraram crescimento da produção em todos os setores na comparação com o ano anterior. Comparando a produção dos últimos 12 meses, destaca-se o aumento de 13,9% na produção da bovinocultura de corte e 12,1% na produção de carne suína.
Sobre o Boletim da Conjuntura
O objetivo deste documento é oferecer de forma resumida e organizada as principais informações referentes à evolução da produção e dos mercados, além de disponibilizá-las, uma vez que atualmente não estão facilmente acessíveis. O conteúdo apresentado poderá auxiliar o produtor rural na tomada de decisão com relação à atividade desenvolvida, e os gestores na elaboração de políticas públicas. O Boletim é estruturado de acordo com análise da conjuntura agropecuária capixaba, a partir dos levantamentos estatísticos, acompanhados de tabelas, gráficos e distribuição espacial da produção, com base nos dados discutidos e aprovados pelo Grupo de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias – GCEA do Espírito Santo, órgão colegiado coordenado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. As informações são obtidas por intermédio das Comissões Regionais de Estatísticas Agropecuárias – Corea e consolidadas em nível estadual pelo Grupo de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias – GCEA/ES. É importante destacar que as informações agrícolas mensais por município obtidas são preliminares e de responsabilidade do GCEA/ES.
Para acessar o boletim é só clicar: https://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/bitstream/123456789/3084/1/BRT-boletimconjunturaagropecuaria-13-mar.18-incaper.pdf
0 comentário
Preços do café fecham a 3ª feira (29) registrando baixas com realização de lucros
O Café Especial Brasileiro vem rompendo fronteiras e ganhando espaço no mercado mundial
Mercado cafeeiro segue com recuo dos vencimentos futuros no inicio da tarde desta 3ª feira (29)
Café: bolsas internacionais registram quedas com realização de lucros na manhã desta 3ª feira (29)
Chuvas abaixo do esperado e tempestade tropical no Vietnã asseguram os ganhos futuros do café nesta 2ª feira (28)
Floração cafeeiros: 70% das lavouras do Sul de Minas Gerais sofreram impactos devido ao clima adverso