Colômbia aprova importação de café robusta para abastecer indústria de solúvel
A Colômbia autorizou na quarta-feira (12) a importação de café robusta para abastecer sua indústria de solúvel, segundo informou em nota a Federação dos Produtores Nacionais de Café (FNC). O objetivo da medida é a obtenção de melhores margens de lucro e diante do risco de escassez do produto no país.
A importação deve atender a uma demanda da Buencafe, que tem fábricas de café solúvel pela Colômbia, e pedia pela medida. Mas o volume não passará de 2% das compras totais de matéria-prima da empresa e não substituirá as compras dos produtores nacionais. As marcas Buendía e Juan Valdez continuarão usando café cem por cento colombiano.
A medida, segundo nota da FNC, também visa manter a competitividade da Buencafe, que é de propriedade de produtores de café colombiano, em comparação com outros concorrentes no mercado mundial que têm múltiplas fontes de abastecimento de grãos.
"A importação é para criar um produto específico e exportá-lo, já que boa parte da indústria de solúvel do mundo usa robusta, porque é muito mais eficiente ao converter o robusta em café solúvel", disse o gerente de indústria da Federação Nacional dos Cafeicultores, Roberto Vélez.
A Colômbia é o maior produtor mundial de café arábica lavado.
0 comentário
Preços do café fecham a 3ª feira (29) registrando baixas com realização de lucros
O Café Especial Brasileiro vem rompendo fronteiras e ganhando espaço no mercado mundial
Mercado cafeeiro segue com recuo dos vencimentos futuros no inicio da tarde desta 3ª feira (29)
Café: bolsas internacionais registram quedas com realização de lucros na manhã desta 3ª feira (29)
Chuvas abaixo do esperado e tempestade tropical no Vietnã asseguram os ganhos futuros do café nesta 2ª feira (28)
Floração cafeeiros: 70% das lavouras do Sul de Minas Gerais sofreram impactos devido ao clima adverso