Em nota, OIC confirma saída dos Estados Unidos do Acordo Internacional do Café
A OIC (Organização Internacional do Café) confirmou em nota divulgada para a imprensa na manhã desta terça-feira (3) a saída dos Estados Unidos do Acordo Internacional do Café, atendendo assim a um pedido do governo do país.
Segundo informação da Agência Estado, antecipada em 16 de março, a decisão atente mais um passo na meta da administração do presidente Donald Trump de diminuir a participação do país em organismos multilaterais.
O Acordo Internacional do Café de 2007 é um tratado entre países produtores e consumidores de café, cujo objetivo é fortalecer a OIC, o setor cafeeiro e promover sua expansão sustentável no mundo.
Na nota divulgada pela OIC, José Sette, diretor executivo da OIC, disse lamentar a decisão do governo dos Estados Unidos, mas mantém a confiança de que as relações entre a organização e a comunidade americana continuarão próximas.
"O setor privado nos EUA, representado pela Associação Nacional de Café e a Associação de Cafés Especiais, é muito favorável à OIC e continuaremos a trabalhar em estreita colaboração com ambas as associações. No que diz respeito ao governo dos EUA, uma administração anterior também tomou a decisão de retirar-se do Acordo Internacional do Café e depois voltou atrás. Esperamos que a comunidade internacional do café reveja essa decisão com o governo dos EUA para voltar a ser nossos membros e que junte-se a nós para continuar a enfrentar os complexos desafios enfrentados pelo setor do café mundial em que 25 milhões produtores, maioritariamente minifundistas, e mais de 125 milhões de pessoas direta ou indiretamente dependem do café para a sua subsistência", disse Sette.
De acordo com regulamento da OIC, a saída dos Estados Unidos do acordo entrará em vigor a partir do dia 3 de junho de 2018.
0 comentário

Safra dos Cafés do Brasil estimada para ano-cafeeiro de 2025 totaliza volume físico equivalente a 55,67 milhões de sacas

Preço da exportação de café não torrado aumenta mais de 80% em 6 dias úteis de maio/25

Mesmo com quebra na safra de café 2025, Brasil deve seguir suprindo demanda interna e exportações

Expectativa de maior safra brasileira do café arábica derrubou futuros em mais de 3% nesta tarde desta 2ª (12)

Preços do café iniciam 2ª feira (12) com baixas de mais de 1% em movimento de ajustes nas bolsas internacionais

Preocupação com o rendimento da safra brasileira de café faz preços encerrem a sessão desta 6ª feira (09) em lados opostos nas bolsas internacionais