Em nota, OIC confirma saída dos Estados Unidos do Acordo Internacional do Café
A OIC (Organização Internacional do Café) confirmou em nota divulgada para a imprensa na manhã desta terça-feira (3) a saída dos Estados Unidos do Acordo Internacional do Café, atendendo assim a um pedido do governo do país.
Segundo informação da Agência Estado, antecipada em 16 de março, a decisão atente mais um passo na meta da administração do presidente Donald Trump de diminuir a participação do país em organismos multilaterais.
O Acordo Internacional do Café de 2007 é um tratado entre países produtores e consumidores de café, cujo objetivo é fortalecer a OIC, o setor cafeeiro e promover sua expansão sustentável no mundo.
Na nota divulgada pela OIC, José Sette, diretor executivo da OIC, disse lamentar a decisão do governo dos Estados Unidos, mas mantém a confiança de que as relações entre a organização e a comunidade americana continuarão próximas.
"O setor privado nos EUA, representado pela Associação Nacional de Café e a Associação de Cafés Especiais, é muito favorável à OIC e continuaremos a trabalhar em estreita colaboração com ambas as associações. No que diz respeito ao governo dos EUA, uma administração anterior também tomou a decisão de retirar-se do Acordo Internacional do Café e depois voltou atrás. Esperamos que a comunidade internacional do café reveja essa decisão com o governo dos EUA para voltar a ser nossos membros e que junte-se a nós para continuar a enfrentar os complexos desafios enfrentados pelo setor do café mundial em que 25 milhões produtores, maioritariamente minifundistas, e mais de 125 milhões de pessoas direta ou indiretamente dependem do café para a sua subsistência", disse Sette.
De acordo com regulamento da OIC, a saída dos Estados Unidos do acordo entrará em vigor a partir do dia 3 de junho de 2018.
0 comentário
Mercado cafeeiro fecha sessão desta 5ª feira (21) com fortes ganhos em NY e queda na bolsa de Londres
Região do Cerrado Mineiro avança no mercado global com leilão virtual
Com a presença de toda a cadeia produtiva, Semana Internacional do Café discute sobre os avanços e desafios da cafeicultura global
Em ano desafiador para a cafeicultura, preços firmes e consumo aquecido abrem oportunidades para o setor
Mercado cafeeiro trabalha com preços mistos no início da tarde desta 5ª feira (21)
Cooabriel fala sobre a expectativa da safra do café conilon para o Espírito Santo e Bahia