Produção de café da Colômbia deve cair 20% no 1º semestre de 2018, diz federação

Publicado em 20/12/2017 15:33

LOGO REUTERS

BOGOTÁ, 20 Dez (Reuters) – A produção de café da Colômbia deverá cair 20 por cento no primeiro semestre de 2018, ante igual período deste ano, devido às adversidades climáticas, disse nesta quarta-feira o diretor da Federação Nacional de Cafeeiros, José Roberto Vélez.

O declínio da produção no próximo ano no terceiro maior produtor mundial de café, depois de Brasil e Vietnã, se somaria à menor safra do grão durante 2017, afetada pelas chuvas nas principais regiões cafeeiras do país andino, que atrasaram os trabalhos de colheita e recolheita.

"Podemos ter quase certeza já, que teremos uma diminuição de 20 por cento para o primeiro semestre", disse Vélez a jornalistas. "Eu não me surpreenderia se terminássemos com produção cafeeira entre 13,8 milhões e 13,9 milhões de sacas neste ano; os meses de outubro, novembro e dezembro têm sido muito fracos", acrescentou.

Os números ficariam abaixo da projeção anual de 14 milhões de sacas de 60 kg divulgada em novembro e abaixo das 14,2 milhões de sacas que a Colômbia produziu em 2016, o maior nível dos últimos 23 anos.

A Colômbia planeja aumentar sua produção de café a 18 milhões de sacas de 60 kg ao ano no médio e longo prazos, por
meio da renovação de plantações e a substituição de cultivos ilícitos pelo grão em áreas afetadas até pouco tempo atrás pelo
conflito armado.

(Por Carlos Vargas)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário