Semana Internacional do Café oferece programação intensa e variada que contempla toda a cadeia produtiva do setor
A 5° edição da Semana Internacional do Café (SIC) está chegando com uma programação diversificada que vai contemplar toda a cadeia produtiva. Serão 25 eventos simultâneos acontecendo entre os dias 25 e 27 de outubro no Expominas, que incluem palestras, seminários, cursos, workshops e concursos para produtores, empresários, apreciadores e interessados no universo da produção de cafés no Brasil e no exterior.
A programação foi estrategicamente pensada para contemplar grandes temas que são pautas recorrentes do setor: Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação e Negócios & Empreendedorismo foram os três eixos que irão contemplar atividades para milhares de profissionais de todo o mundo, além da presença de 60 palestrantes que vão apresentar as novidades e tendências do universo cafeeiro.
Mercado & Consumo tem o objetivo de integrar a cadeia produtiva do café, além de promover ações com foco no mercado atual e no aumento do consumo do café no Brasil e no mundo. O Workshop Geoportal do Café, um mapeamento do Parque Cafeeiro de Minas Gerais que será realizado no dia 26; os encontros de Organização Fairtrade, de Produtores e das Indicações Geográficas; a Degustação de Cafés de Regiões Brasileiras e a Copa Barista são as principais atividades que compõe esse braço da programação.
Em Conhecimento & Inovação a SIC vai apresentar conteúdos relevantes nos formatos de palestras, cursos e fóruns sobre campo, certificação, classificação, torra, cafeterias, tendências e negócios. Realizado no dia 25, o DNA Café – Seminário Internacional reunirá atores da cadeia do café nacional e internacional que debaterão tendências, desafios e ações para o futuro do mercado de café mundial. Além dele, eventos como o Fórum da Agricultura Sustentável, o Re:Verb Roast, um simpósio de cafés especiais; o Roast Lab, uma jornada completa sobre torra com renomados profissionais do mercado nacional, e os cursos Torra Lab, além dos Técnicos promovidos pela Associação Americana de Cafés Especiais (SCA), são outras atividades desse eixo.
Ainda seguindo essa temática, o Sebrae e o Sistema FAEMG também vão promover uma programação especial. O Sebrae vai montar a Sala Educampo, onde vai oferecer capacitação técnica e gerencial de produtores rurais, a partir de reuniões internas com os consultores do projeto para desenvolver aspectos de gestão da propriedade. Já o Sistema FAEMG vai disponibilizar o Espaço Café+Forte para realizar a transferência de tecnologia nas áreas de gestão e cursos para os produtores participantes do programa. No Seminário Interagro Café, parceria entre FAEMG, CNA e Apex, o foco será apresentar, ao cafeicultor, os caminhos da exportação; seus desafios e oportunidades.
O eixo Negócios & Empreendedorismo traz como foco os eventos voltados para a geração de negócios diretos, além de apresentar ideias e tendências para novos empreendimentos no setor de café no Brasil. Espaços de exposição de estandes; a Cafeteria Modelo e a Sala Cupping & Negócios estarão abertos todos os dias para estimular as ações de networking e a troca de informações. Com o mesmo objetivo, a temática vai promover também os encontros IWCA Brasil, realizado pela Aliança Internacional das Mulheres do Café do Brasil; Meet the Green Buyers, que busca estreitar relacionamento entre os diversos setores do café, como produtores, cooperativas e expositores e o Business Experience. Além disso, o Coffee of the Year 2017 apresentará o resultado da degustação às cegas dos 10 melhores cafés feita pelo público que vai eleger o melhor café do ano.
Os detalhes completos da programação estão disponíveis no site da SIC, no endereço: www.semanainternacionaldocafe.com.br.
0 comentário
Café: Chuvas abaixo do esperado trazem suporte para alta do preço do arábica no fechamento desta 2ª feira (23)
Média diária de faturamento de café torrado tem alta de 86,2% nos quinze primeiros dias úteis de dezembro de 2024
Preços do café trabalham em lados opostos nas bolsas internacionais no início da tarde desta 2ª feira (23)
Café: preços iniciam 2ª feira (23) com baixas moderadas nas bolsas internacionais
Após muita volatilidade bolsa de Londres encerra sessão desta 6ª feira (20) com quedas nas cotações futuras
Café em Prosa #195 - Museu do Café passa por reposicionamento institucional e ganha nova identidade visual