Café: Com chuvas, segunda florada do arábica está pronta para abrir nos próximos dias
Conforme mostram fotos enviadas por produtores ao Notícias Agrícolas e postadas em redes sociais, a segunda florada do café arábica está pronta para abrir. E isso deve acontecer nos próximos dias, segundo relatos de produtores. (Veja fotos abaixo) Os botões florais já começam a aparecer depois das chuvas registradas nas últimas semanas que beneficiaram praticamente todo o cinturão produtivo do grão no Brasil.
A primeira florada da safra 2018/19 do grão foi registrada nos primeiros dias de setembro, no entanto, já há dúvidas quanto ao pegamento. As lavouras floresceram por conta das chuvas registradas na época. No entanto, o clima voltou a ficar complicado no cinturão do país. "Tenho 99% de certeza que essa florada não vinga. O clima está muito seco para os cafezais", disse na época o produtor de café Gustavo Emídio de Bom Jesus da Penha (MG).
Analistas internacionais chegaram a apontar nas últimas semanas que a próxima safra do Brasil poderia chegar a 60 milhões de sacas de 60 kg de arábica e também conilon, um recorde, já que será de bienalidade positiva e as condições climáticas eram benéficas. A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) estimou a produção do país neste ano em 44,77 milhões de sacas.
1 comentário
Após muita volatilidade bolsa de Londres encerra sessão desta 6ª feira (20) com quedas nas cotações futuras
Café em Prosa #195 - Museu do Café passa por reposicionamento institucional e ganha nova identidade visual
MAPA avança na assinatura dos contratos para desembolso de recursos do Funcafé para a Cafeicultura
Mercado cafeeiro segue volátil no início da tarde desta 6ª feira (20)
Futuros do café robusta recuam e saca volta a ser negociada na faixa dos US$ 4 mil/tonelada no inicio desta 6ª feira (20)
Safra de café 25/26 do Brasil deve cair 5%, para 62,45 mi de sacas, diz Safras
alexandre maroti nova resende - MG
A próxima safra ñ chega nem a 50 milhões ,podem marcar o que estou dizendo ,só tem problemas ,com clima ,a florada e boa mas os pes de cafe estão sem estrutura foliar o que é necessário para haver o pegamento das flores ,sendo tb que muitas lavouras foram esqueletadas no intuito de fazer safra zero ,isto ajudara impactar na próxima safra
Tá enganado homem. O déficit hídrico de anos e meses que os cafezais vem enfrentando e desde 2012, faz com que o pé de café desfolha intensamente, necessitando de muito mais chuva do que a que ocorreu e de forma irregular e minguada no cinturão cafeeiro do Brasil. Infelizmente, novamente vamos ter uma safra menor do que 50 milhões de sacas, o mais certo é pensar em 45 milhões no máximo.