Café especial: Campeonato Brasileiro de Baristas ocorre em ambiente turístico e com programação cultural
Em um ambiente turístico, na Estância Hidromineral de São Lourenço, no Sul de Minas Gerais, e em meio a uma programação cultural voltada aos amantes de cafés especiais e de boa música, será realizado o 16º Campeonato Brasileiro de Baristas, evento que integra as atividades do projeto setorial “Brasil. A Nação do Café”, desenvolvido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Os trabalhos da competição mais tradicional destinada aos baristas no Brasil ocorrerão de 25 a 27 de agosto, ao longo do festival “São Lourenço Coffee Music”. Na fase eliminatória da competição, os participantes precisarão preparar 12 bebidas: quatro expressos, quatro bebidas com leite vaporizado e quatro bebidas originais de assinatura, sendo avaliados por juízes sensoriais e técnicos. Serão considerados critérios como o sabor, a qualidade e persistência da crema (expresso), a harmonia entre o café e o leite, a criatividade (bebida de assinatura) e a manipulação profissional dos ingredientes, do moinho e da máquina de expresso.
Após o processo de análise técnica e sensorial, os seis melhores classificados disputarão o título, no dia 27 de agosto, quando passarão pelo mesmo processo de avaliação. O campeão nacional garantirá vaga para o campeonato mundial da categoria, que ocorrerá entre 9 e 12 de novembro, em Seul, na Coreia do Sul, durante a feira Café Show 2017. O juiz principal da fase final do 16º Campeonato Brasileiro de Baristas será o japonês Yoshihito Kato, certificado pela organização World Coffee Events (WCE). Na fase eliminatória, Danilo Lodi, primeiro brasileiro a ser um juiz certificado pela WCE, compartilhará essa responsabilidade com Kato.
SÃO LOURENÇO COFFEE MUSIC
Com intuito de fomentar e expandir a apreciação do café especial, o evento dará a oportunidade para os participantes desfrutarem dos atrativos da programação e das belezas naturais da região, localizada em ponto estratégico, com distância semelhante para Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP). O festival contará com programação variada, com a realização de workshops, palestras, shows de Blues, Jazz, Moda de Viola e MPB. Também haverá a Vila Gastronômica, que servirá comidas típicas da culinária mineira, e a eleição do “Coffee of the year” da Serra da Mantiqueira.
SOBRE O PROJETO SETORIAL
O “Brasil. A Nação do Café”, desenvolvido em parceria pela BSCA e pela Apex-Brasil, tem como foco a promoção comercial dos cafés especiais brasileiros no mercado externo. O objetivo é reforçar a imagem dos produtos nacionais em todo o mundo e posicionar o Brasil como fornecedor de alta qualidade, com utilização de tecnologia de ponta decorrente de pesquisas realizadas no País. O projeto visa, ainda, a expor os processos exclusivos de certificação e rastreabilidade adotados na produção nacional de cafés especiais, evidenciando sua responsabilidade socioambiental e incorporando vantagem competitiva aos produtos brasileiros.
Iniciado em 2008, a vigência do atual projeto se dá entre maio de 2016 ao mesmo mês de 2018 e os mercados-alvo são: (i) EUA, Canadá, Japão, Coreia do Sul, China/Taiwan, Reino Unido, Alemanha e Austrália para os cafés crus especiais; e (ii) EUA, China, Alemanha e Emirados Árabes Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem. As empresas que ainda não fazem parte do projeto podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones (35) 3212-4705 / (35) 3212-6302 ou do e-mail [email protected].
0 comentário
Após muita volatilidade bolsa de Londres encerra sessão desta 6ª feira (20) com quedas nas cotações futuras
Café em Prosa #195 - Museu do Café passa por reposicionamento institucional e ganha nova identidade visual
MAPA avança na assinatura dos contratos para desembolso de recursos do Funcafé para a Cafeicultura
Mercado cafeeiro segue volátil no início da tarde desta 6ª feira (20)
Futuros do café robusta recuam e saca volta a ser negociada na faixa dos US$ 4 mil/tonelada no inicio desta 6ª feira (20)
Safra de café 25/26 do Brasil deve cair 5%, para 62,45 mi de sacas, diz Safras