México quer mais do que triplicar produção de café em 15 anos
MEDELLÍN (Reuters) - O México pretende mais do que triplicar sua produção anual de café nos próximos 15 anos graças a um programa de renovação das plantações, afirmou nesta quarta-feira o vice-ministro de Agricultura mexicano, Jorge Narvaez.
O país deverá colher 15 milhões de sacas de 60 kg dentro de 15 anos, bem acima das 3,8 milhões de sacas de 2017/18, disse Narvaez durante o Fórum Mundial de Produtores de Café, em Medellín, na Colômbia.
O impulso planejado para a produção deverá ser resultado de um programa financiado pelo governo e estabelecido em 2015, quando o México produziu 2,3 milhões de sacas de café.
Naquele ano, o país experimentou seu primeiro déficit, já que o consumo atingiu 2,7 milhões de sacas, disse a diretora de sustentabilidade e valor compartilhado para o México, Vera Espindola Rafael.
O programa, uma combinação de financiamento do governo com mecanismos de crédito, visa aumentar o rendimento médio dos cafezais no México para 15 sacas de 46 kg por hectare, ante de 3 a 5 sacas de 46kg por hectare atualmente, disse ela.
Em 2016, o governo mexicano investiu 70 milhões de dólares no programa, que procura aumentar a produtividade nas propriedades existentes, sem expansão de área, acrescentou ela.
(Por Marcy Nicholson)
0 comentário

Preço do café robusta fecha sessão desta 2ª feira com recuo de mais de 6% e consolida uma baixa de 4 meses em Londres

Logística é tema de debate do Cecafé com autoridades da política

Preço médio do café não torrado pelo BR exportado tem aumento de mais de 80% na primeira semana de abril/25

Oportunidade verde/amarela: Taxa de 46% para o Vietnã coloca café conilon brasileiro em um cenário de competitividade

Produção de café da Colômbia aumenta 23% em março, diz federação

Preço do café robusta recuava em mais de 4% em Londres no início da tarde desta 2ª feira (07)