Café: Vietnã exporta 2,25 milhões de sacas em abril e bate o Brasil pelo segundo mês consecutivo
As exportações de café do Vietnã, maior produtor mundial de café robusta, totalizaram 2,25 milhões de sacas de 60 kg em abril, com queda de 19,8% em relação ao mesmo mês do ano passado. O governo esperava embarques de cerca de 2,50 milhões de sacas no período.
Esse volume exportado pelos vietnamistas em abril fica acima do que foi embarcado pelo Brasil pelo segundo mês consecutivo. Em março de 2017, o Vietnã exportou 2,80 milhões de sacas, segundo dados da alfândega do país.
No mês de abril, as exportações de café do Brasil, segundo dados do Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil), totalizaram 2,13 milhões de sacas, um decréscimo de 13,5% na comparação com o mesmo período do ano passado e receita cambial de US$ 369 milhões. Em março, foram embarcadas 2,79 milhões de sacas.
"O registro das exportações de abril segue dentro do cenário previsto na entressafra, com reflexo da redução da produção da safra atual, como também dos estoques existentes. Esse quadro deve se manter até a entrada da nova safra (2017/18), por conta da menor oferta. Além disso, vale ressaltar que a receita obtida em dólares foi superior à de abril de 2016, resultado dos preços superiores por saca", afirma o presidente do Cecafé, Nelson Carvalhaes.
0 comentário
Mercado cafeeiro fecha sessão desta 5ª feira (21) com fortes ganhos em NY e queda na bolsa de Londres
Região do Cerrado Mineiro avança no mercado global com leilão virtual
Com a presença de toda a cadeia produtiva, Semana Internacional do Café discute sobre os avanços e desafios da cafeicultura global
Em ano desafiador para a cafeicultura, preços firmes e consumo aquecido abrem oportunidades para o setor
Mercado cafeeiro trabalha com preços mistos no início da tarde desta 5ª feira (21)
Cooabriel fala sobre a expectativa da safra do café conilon para o Espírito Santo e Bahia