Café: Frente fria gera instabilidade sobre áreas produtoras a partir desta 4ª feira; possibilidade de geada no Sul
Uma massa de ar polar, a primeira com características de inverno em 2017, chega ao Brasil já nesta quarta-feira (26), segundo os principais institutos meteorológicos, mas não deve impactar as principais áreas produtoras de café do país. A frente fria começa com instabilidades sobre o Sul (região onde há pequena produção do grão no Paraná) e depois avança para o Sudeste (principalmente estados de Minas Gerais e São Paulo).
Avanço da frente fria entre os dias 24/04 (segunda-feira) e 27/04 (quinta-feira) - Fonte: Inpe/CPTEC
De acordo com o meteorologista da Climatempo, Alexandre Nascimento, a semana será de chuvas fortes nas áreas produtoras de café por conta dessa frente fria. No entanto, os reflexos que merecem maior atenção não devem ser registrados no cinturão do grão. "As chuvas serão fortes, mas rápidas, no Sul e Sudeste. Em São Paulo, as precipitações já devem começar amanhã. As temperaturas, no entanto, ficam mais baixas até maio", diz Nascimento.
Previsão do tempo para o Sudeste do Brasil entre 26/04 (quarta-feira) e 29/04 (sábado) - Fonte: Climatempo
A passagem dessa massa de ar polar pelo Brasil deve fazer com que a região Sul tenha temperaturas abaixo de zero, deixando as madrugadas dos dias 27, 28 e 29 de abril muito geladas. No entanto, os principais reflexos devem ser sentidos no Rio Grande do Sul. No Paraná, onde há pequena produção de café, podem ocorrer geadas no Sul do estado, mas as chances são baixas, embora a temperatura caia bastante.
Previsão do tempo para o Sudeste do Brasil entre 26/04 (quarta-feira) e 29/04 (sábado) - Fonte: Climatempo
A chance de gear no Sul de Mato Grosso do Sul também é baixa, mas temperatura também cai acentuadamente no estado com a possibilidade de áreas registrarem temperaturas abaixo de 10°C. Locais de São Paulo, próximos da divisa com o Paraná, também devem apresentar essa condição.
Com a proximidade da colheita de café nas principais áreas produtoras do grão, Nascimento acredita que os produtores devem ficar atentos às condições climáticas nos próximos dias, mas afirma que até o momento não há previsão de condições adversas para as principais origens. "Não é nada comparado com as condições climáticas de verão", pondera o meteorologista.
0 comentário
Mercado cafeeiro fecha sessão desta 5ª feira (21) com fortes ganhos em NY e queda na bolsa de Londres
Região do Cerrado Mineiro avança no mercado global com leilão virtual
Com a presença de toda a cadeia produtiva, Semana Internacional do Café discute sobre os avanços e desafios da cafeicultura global
Em ano desafiador para a cafeicultura, preços firmes e consumo aquecido abrem oportunidades para o setor
Mercado cafeeiro trabalha com preços mistos no início da tarde desta 5ª feira (21)
Cooabriel fala sobre a expectativa da safra do café conilon para o Espírito Santo e Bahia