Termina sem negócios leilão de compra de café conilon pela indústria brasileira
Terminou sem negócios o leilão de compra de até 213,5 mil sacas de 60 kg café conilon pela indústria, promovido pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) nesta quarta-feira (22), através de oito editais. Não houve interessados em vender o produto pelos preços pedidos pela indústria.
De acordo com os relatórios de resultados divulgados pela Conab, a maior oferta foi de R$ 472,00 a saca de 60 kg. Na segunda-feira (20), o Indicador CEPEA/ESALQ do robusta, tipo 6, peneira 13 acima, teve a saca cotada a R$ 452,78.
A operação, inédita até então, aconteceu após a suspensão da liberação de importação de robusta do Vietnã. Em fevereiro, a Camex (Câmara de Comércio Exterior), órgão vinculado ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, aprovou a redução do imposto de importação de robusta de 10% para 2% para uma cota de até 1 milhão de sacas de 60 kg entre fevereiro e maio de 2017.
A medida havia sido solicitada pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), atendendo a um pedido da indústria que alega baixa oferta do grão para continuar sua atividade, e após a Conab verificar estoques reduzidos do produto no Espírito Santo, em Rondônia e no Sul da Bahia.
Os leilões foram divididos em oito avisos publicados pela Conab. Porém, após cinco editais sem negócios no Sistema Eletrônico de Comercialização (SEC) da Companhia, os três restantes foram retirados pelos compradores, disse a Abics (Associação Brasileira da Indústria de café Solúvel).
"Foi notado que mesmo com preços acima de mercado os detentores de estoques (de café robusta) estavam resistentes", afirmou o executivo. "O leilão só vem demonstrar a questão de aperto de mercado.", disse à agência de notícias Reuters o diretor de Relações Institucionais da Abics, Aguinaldo Lima.
1 comentário
Preços do café fecham a 3ª feira (29) registrando baixas com realização de lucros
O Café Especial Brasileiro vem rompendo fronteiras e ganhando espaço no mercado mundial
Mercado cafeeiro segue com recuo dos vencimentos futuros no inicio da tarde desta 3ª feira (29)
Café: bolsas internacionais registram quedas com realização de lucros na manhã desta 3ª feira (29)
Chuvas abaixo do esperado e tempestade tropical no Vietnã asseguram os ganhos futuros do café nesta 2ª feira (28)
Floração cafeeiros: 70% das lavouras do Sul de Minas Gerais sofreram impactos devido ao clima adverso
ELDER GIORI BALDON Nova Venécia - ES
Indústria de soluvel, pense a médio e longo prazo, parem de mover mundo e fundos em tentativa de baixar o preço do café. Adoça o produtor de conilon. Pague bem agora com pouca oferta, isso servirá de estímulo. É veras o entusiasmo é a garra em pouco tempo teras café em abundância. Perde se hoje é ganhe muito amanhã, não sejam imediatistas.
(industria ) o jogo virou ,voces vam ter que pagar o preço que o produtor tiver de acordo.Pelo menos uma ves estou vendo o produtor se dar bem aqui no brasil;ou melhor(vender no preço justo)