Maior feira de irrigação da cafeicultura será realizada em Araguari, MG, de 21 a 23 de março
A Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura – Fenicafé de 2017 será realizada em Araguari, Minas Gerais, no Pica Pau Country Club, no período de 21 a 23 de março. Considerada a maior feira de irrigação e tecnologia da cadeia produtiva cafeeira, o evento tem por objetivos promover a discussão e a divulgação de conhecimentos, tecnologias, produtos e serviços relacionados à cafeicultura irrigada, seus avanços e desafios, além de estimular negócios e apontar demandas para novos estudos. A Fenicafé é promovida pela Associação dos Cafeicultores de Araguari - ACA, com apoio da Universidade de Uberaba – Uniube, Embrapa Café, Consórcio Pesquisa Café e Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola - SBEA.
Espera-se a participação de um público aproximado de 20 mil pessoas vindas de mais de 100 cidades brasileiras nos três dias da Fenicafé. Com aproximadamente uma centena de expositores de produtos e serviços voltados ao setor, e volume de negócios superior a 30 milhões de reais, a feira é também excelente oportunidade de demonstração de modernas máquinas e implementos, que proporcionam a geração de novos e melhores negócios.
Referência nacional e internacional para discussão do sistema de produção da cafeicultura irrigada, a Feira tem contribuído para a crescente adoção de avançadas tecnologias no Brasil. Assim, a Fenicafé realiza três grandes eventos: XIX Simpósio de Pesquisa de Cafeicultura Irrigada, XX Feira de Irrigação de Café do Brasil e XXII Encontro Nacional de Irrigação da Cafeicultura do Cerrado.
Com relação especificamente à pesquisa cafeeira vale destacar o XIX Simpósio Brasileiro de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada, realizado no dia 22 de março como parte da programação oficial da Fenicafé, o qual tem por objetivo promover a discussão e a divulgação de resultados de pesquisa e tecnologias com ênfase no uso mais eficiente da irrigação, visando ganhos significativos em produtividade e qualidade. Para tanto, os artigos técnico-científicos a serem apresentados e publicados nos Anais do Simpósio já podem ser enviados para publicação por meio da homepage do simpósio (www.fenicafe.com.br) até 13 de fevereiro.
De acordo com o Gerente Geral da Embrapa Café, Gabriel Ferreira Bartholo, “as tecnologias de irrigação do cafeeiro permitem aumento da produção e produtividade, melhoria da qualidade e, ainda, redução de riscos decorrentes de eventuais adversidades hídricas, o que motivou aumento da área de café irrigado no Brasil verificado nas últimas duas décadas, especialmente no Cerrado”. Segundo ainda Bartholo, “o sistema de produção de café irrigado é altamente eficaz na adoção de tecnologias e de boas práticas agrícolas e de gestão, temas que são apresentados e discutidos durante a Fenicafé”.
O café em Minas Gerais – Minas Gerais possui o maior parque cafeeiro do País (aproximadamente um milhão de hectares), respondendo por mais de 55% da produção nacional. O café é o principal produto de exportação do agronegócio mineiro, vendido para mais de 60 países. De acordo com a primeira estimativa de safra de café da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab, a produção de café do em Minas Gerais está estimada de 25,39 a 26,81 milhões de sacas de 60 kg. A área em produção deve totalizar 977.444 hectares, com redução de 3,2% em comparação à safra passada, e a produtividade média do estado está estimada em 26,7 sc/ha, por volta de 12% inferior a produtividade de 30,44 sc/ha obtida na safra 2016. Essa redução é atribuída pela Conab à bienalidade negativa do café neste ano, inerente ao ciclo fisiológico da planta.
XIX Simpósio de Pesquisa de Cafeicultura Irrigada – para inscrever trabalhos técnico-científicos acesse o site: https://fenicafe.com.br/envio-de-trabalhos
Fenicafé – para mais informações sobre como participar acesse: https://www.fenicafe.com.br/
0 comentário
Diante da movimentação do mercado a expectativa é que o preço do café alcance novas altas nas bolsas internacionais
Café: preocupações com o fornecimento global mantêm ganhos de mais de 3% nas bolsas internacionais no início da tarde desta 3ª feira (27)
Oferta restrita mantém preços do café em alta nas bolsas internacionais nesta 4ª feira (27)
Café/Cepea: Indicador do arábica sobe mais de 30% em novembro
Preço do café sobe 4% nesta terça-feira e Bolsa de NY renova máximas para cotações do arábica
Mercado cafeeiro segue em sua tendência de alta no início da tarde desta 3ª feira (26)