Chuvas atrasam novamente colheita de café no Vietnã e ameaçam qualidade de grãos
HANOI (Reuters) - Chuvas provocadas por uma frente fria atingem o cinturão de café das Planícies Centrais do Vietnã desde a semana passada, atrasando a colheita e afetando a qualidade dos grãos no maior produtor mundial de robusta à medida que a secagem é interrompida, disseram operadores nesta terça-feira.
A qualidade dos grãos das frutas colhidas no fim de novembro pode piorar, com mais grãos pretos sendo esperados devido ao clima úmido, disseram operadores.
"Não houve vendas de produtores, uma vez que eles ainda estão secando", disse um operador de Buon Ma Thuot, capital da importante província de Daklak. Alguma oferta limitada estava vindo de unidades de processamento locais que possuem máquinas de secagem, disse o operador.
Essa é a segunda vez em cerca de um mês que a colheita foi atingida por chuvas. Os futuros globais do café robusta subiram no início de novembro, quando chuvas atrasaram o ritmo da colheita no Vietnã.
As chuvas podem continuar até quinta-feira em Daklak, com precipitação acima da média dos últimos anos, disse um relatório climático da província.
"O processo de secagem foi afetado e certamente o volume exportável irá cair", disse Le Tien Hung, diretor geral da Simexco, uma importante empresa de exportação localizada em Daklak.
(Por Ho Binh Minh)
0 comentário
Após muita volatilidade bolsa de Londres encerra sessão desta 6ª feira (20) com quedas nas cotações futuras
Café em Prosa #195 - Museu do Café passa por reposicionamento institucional e ganha nova identidade visual
MAPA avança na assinatura dos contratos para desembolso de recursos do Funcafé para a Cafeicultura
Mercado cafeeiro segue volátil no início da tarde desta 6ª feira (20)
Futuros do café robusta recuam e saca volta a ser negociada na faixa dos US$ 4 mil/tonelada no inicio desta 6ª feira (20)
Safra de café 25/26 do Brasil deve cair 5%, para 62,45 mi de sacas, diz Safras