Café: Mercado em NY tem nova sessão de altas nesta 3ª feira e sobe mais de 100 pontos
O mercado internacional do café, nesta terça-feira (15), segue trabalhando em campo positivo, dando continuidade às altas registradas na sessão anterior na Bolsa de Nova York. Assim, por volta de 10h30 (horário de Brasília), os futuros do arábica subiam mais de 100 pontos, levando o vencimento dezembro/16 a operar com 163 cents de dólar por libra-peso, enquanto o julho/17 ainda conseguia se sustentar acima dos 170 cents/lb.
Como explicam analistas, o mercado - apesar das recentes altas - segue bastante volátil nesta semana, com o quadro financeiro ainda buscando um direcionamento após a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais norte-americanas. "O tom de apreensão ainda ronda os operadores e suas apostas de curto prazo", diz o diretor executivo da Maros Corretora, Marcus Magalhães.
Além disso, há ainda a influência direta da movimentação do dólar que, em alta, segue pressionando as cotações em Nova York. "As moedas ao redor do mundo devem sofrer um processo de depreciação, então, cuidado e atenção porque a frente o que temos são fortes emoções, volatilidade nas alturas e adrenalina", completa o analista.
Em contrapartida, há ainda o acompanhamento das chuvas que continuam chegando à regiões produtoras do Brasil."As chuvas chegaram com força e a previsão é que as mesmas fiquem na região produtora até pelo menos o final do mês", diz ainda Magalhães.
Complementando o quadro e dando suporte aos preços internacionais há as preocupações com a oferta seguem no radar dos traders, trazendo, no longo prazo, uma tendência de alta para o café negociado na Bolsa de Nova York, segundo explicam analistas. E ao lado de adversidades climáticas que vêm sendo registradas em importantes países produtores, há ainda o fator de bienalidade baixa nesta temporada.
“Mais arábica está sendo mantido para consumo interno e agora é menos disponível para exportação, e esta tendência deverá continuar”, explica Jack Scoville, vice-presidente da Price Futures Group e analista, Jack Scoville.
Veja como fechou o mercado nesta segunda-feira:
>> Café: Em sessão volátil, cotações do arábica fecham em alta na Bolsa de Nova York nesta 2ª feira
0 comentário
Café: preocupações com o fornecimento global mantêm ganhos de mais de 3% nas bolsas internacionais no início da tarde desta 3ª feira (27)
Oferta restrita mantém preços do café em alta nas bolsas internacionais nesta 4ª feira (27)
Café/Cepea: Indicador do arábica sobe mais de 30% em novembro
Preço do café sobe 4% nesta terça-feira e Bolsa de NY renova máximas para cotações do arábica
Mercado cafeeiro segue em sua tendência de alta no início da tarde desta 3ª feira (26)
Chuvas regulares trazem expectativa de uma boa safra de café em Minas Gerais, diz presidente da Faemg