Café estrangeiro volta a ameaçar o mercado brasileiro

Publicado em 08/11/2016 13:23

O mercado do café está tão instável que as indústrias estão pressionando o governo para liberar a importação e alegam o desabastecimento como a causa principal do pedido. O deputado Evair de Melo (PV-ES) alerta que a importação seria uma grande ameaça para a produção do Brasil e para o produtor do Espírito Santo.

Segundo o deputado, um dos perigos é a falta de uma rigorosa fiscalização sanitária por parte dos produtores de fora que não possuem as mesmas preocupações com o controle de pragas e outras doenças, conforme existem no Brasil, causando o risco de contaminação das plantações nacionais. Outra justificativa seria a queda no preço que esse café importado poderia trazer ao mercado, o que causaria prejuízos enormes a quem já sofre por causa da estiagem que há três anos atinge o Espírito Santo.

Para resolver a questão num curto prazo do desabastecimento, segundo Evair de Melo, uma das soluções seria o governo liberar o estoque da Conab, em torno de 1,4 milhão de sacas, e o mercado fazer um levantamento dos estoques privados existentes em armazéns, cooperativas e outras entidades. Com esse levantamento poderia se saber qual a real situação do mercado.

Leia a notícia na íntegra no site Campo Vivo

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Campo Vivo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário