Novo estudo da OIC: Avaliação da sustentabilidade econômica da cafeicultura mundial
Uma nova pesquisa realizada pela OIC (Organização Internacional do Café) mostra que os produtores do grão em determinados países do mundo estão trabalhando com prejuízo e a cafeicultura está se tornando cada vez menos rentável ao longo dos anos.
Desde março de 2015, o preço indicativo composto da OIC se mantém abaixo de sua média de 10 anos de 137,24 centavos de dólar dos EUA por libra-peso desde março de 2015, gerando preocupações com a viabilidade econômica do setor. Esta situação põe em risco os meios de subsistência dos produtores de café em muitos países.
Como resultado, há uma preocupação generalizada no setor cafeeiro com a possibilidade de os períodos longos de preços baixos do café afetarem negativamente a oferta de grão de alta qualidade e terem efeitos adversos nas rendas das famílias cafeicultoras. Dessa forma, a instituição pondera que políticas específicas precisam ser formuladas para que se possa resolver a questão da sustentabilidade econômica da produção e estabilizar a oferta de café no futuro, permitindo que os cafeicultores obtenham uma remuneração justa.
Este novo estudo avalia a estrutura de custos da produção de café em países selecionados (Brasil, Colômbia, Costa Rica e El Salvador), e deriva recomendações sobre como melhorar a viabilidade económica da produção de café.
» Clique e veja o relatório completo da OIC
Com informações da Assessoria de Imprensa da OIC (Organização Internacional do Café)
0 comentário
Preços do café estendem alta de 3 semanas e fecham sessão desta 6ª feira (22) com ganhos de mais 4% na bolsa de Londres
Café: Mesmo nas máximas em 13 anos, preços não afastam compradores e mercado ainda é bastante resiliente
Safra de café da Colômbia 24/25 projetada em 12,9 mi sacas, diz USDA
Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas decide os vencedores de 2024
Café no varejo: vendas aumentaram 1,1% de janeiro a setembro em comparação com o mesmo período de 2023
Preços do café seguem em volatilidade e apresentam altas no início da tarde desta 6ª feira (22)