Café: Safras & Mercado estima comercialização 2016/17 do Brasil em 56%
A comercialização da safra de café do Brasil 2016/17 (julho/junho) chegou a 56% até o dia 18 de outubro. O dado faz parte de levantamento de SAFRAS & Mercado. O avanço em relação ao mês imediatamente anterior foi de 10 pontos percentuais.
Os trabalhos estão adiantados em relação ao ano passado, quando 53% da safra 2015/16 estava comercializada. Há avanço em relação à média dos últimos 5 anos, que aponta que 50% da produção normalmente já está negociada no período.
Com isso, já foram comercializadas 31,01 milhões de sacas de 60 quilos, tomando-se por base a estimativa de SAFRAS & Mercado, de uma safra 2016/17 de café brasileira de 54,9 milhões de sacas.
Segundo o analista de SAFRAS & Mercado, Gil Barabach, o fluxo comercial ganhou força diante da melhora no preço. Mesmo que de forma mais cadenciada, o produtor vem aproveitando o bom momento para fazer negócios. "Já é natural a comercialização ganhar mais ritmo a partir do mês de setembro, só que nesse ano o avanço foi mais expressivo por conta da puxada nas cotações e pela maior agressividade do comprador", afirmou.
Segue tabela com levantamento de comercialização da safra 2016/17, tomando-se por base a estimativa de SAFRAS para a produção, até 18 de outubro:
0 comentário
Com a presença de toda a cadeia produtiva, Semana Internacional do Café discute sobre os avanços e desafios da cafeicultura global
Em ano desafiador para a cafeicultura, preços firmes e consumo aquecido abrem oportunidades para o setor
Mercado cafeeiro trabalha com preços mistos no início da tarde desta 5ª feira (21)
Cooabriel fala sobre a expectativa da safra do café conilon para o Espírito Santo e Bahia
Café Produtor de Água: em visita à Cooabriel, presidente do CNC anuncia implantação do projeto no ES
Sustentabilidade, tecnologia e tendências de consumo são destaques no primeiro dia da Semana Internacional do Café