Boas práticas agronômicas ajudam a melhorar rentabilidade do café, diz FNC
Com boas práticas agronômicas, o produtor pode melhorar substancialmente sua rentabilidade da fazenda, disse o gerente técnico da Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia (FNC), Hernando Duque, no marco da nona edição da feira ExpoEspeciales Café da Colômbia.
Durante a segunda jornada da agenda acadêmica, de caráter mais técnico e com grande participação de cafeicultores, Duque explicou que os principais fatores que influenciam na rentabilidade do produtor são clima, taxa de câmbio, preço na bolsa de Nova Iorque, custos de produção e produtividade.
Desses, os três primeiros não estão sob controle do produtor, sendo ao contrário, a produtividade o fator em que mais podem influir para melhorar sua rentabilidademediante adequadas práticas agronômicas.
Densidade de cultivo, idade média das árvores, variedade cultivada, fertilização (com ajuda de análise de solos), luminosidade, sanidade, manejo de ervas daninhas e cultivo em épocas ideais são essas práticas.
Leia a notícia na íntegra no site CaféPoint
0 comentário
Após muita volatilidade bolsa de Londres encerra sessão desta 6ª feira (20) com quedas nas cotações futuras
Café em Prosa #195 - Museu do Café passa por reposicionamento institucional e ganha nova identidade visual
MAPA avança na assinatura dos contratos para desembolso de recursos do Funcafé para a Cafeicultura
Mercado cafeeiro segue volátil no início da tarde desta 6ª feira (20)
Futuros do café robusta recuam e saca volta a ser negociada na faixa dos US$ 4 mil/tonelada no inicio desta 6ª feira (20)
Safra de café 25/26 do Brasil deve cair 5%, para 62,45 mi de sacas, diz Safras