Café: Zona da Mata de Minas é a primeira região produtora do Brasil a ter florada principal da safra 17/18; veja fotos
A Zona da Mata de Minas Gerais é a primeira região produtora de café do Brasil a receber a principal florada da safra 2017/18. Os produtores da localidade já estão animados e afirmam que a produção tem saúde e condições de dar um bom retorno no próximo ano. (Veja fotos) Ainda assim, a maior parte das regiões produtoras do país ainda não teve a principal florada. No Sul de Minas Gerais, por exemplo, apenas 20% das lavouras estão prontas para a próxima temporada.
De acordo com o presidente da Câmara do Café da Mata de Minas, Admar Rodrigues Soares, o clima, as condições financeiras e o acompanhamento técnico foram fundamentais para que as plantas de café se encontrassem saudáveis neste momento. Cerca de 90% das lavouras não enfrentaram problemas climáticos. "Passando por outras áreas do estado de Minas Gerais e até mesmo no estado de São Paulo, percebe-se que a nossa região da Mata de Minas, vizinha do Espírito Santo, está sendo a primeira a registrar essas belas floradas", afirma Soares.
Na última safra, os resultados também foram animadores, com produção de cerca de 8 milhões de sacas de café, com uma média de 120 municípios envolvidos. Para o presidente, a colheita, em comparação os três anos anteriores de aflição e angústia do café, trouxe esperanças para todos os produtores e foi fundamental para manter e garantir a presença dos produtores na cafeicultura.
De acordo com mapas climáticos, a semana deve continuar com chuvas fortes sobre todo o cinturão produtivo de café do Brasil. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) aponta que entre hoje (4) e quarta-feira (5) choverá mais de 40 milímetros no Sul de Minas Gerais e Cerrado Mineiro e entre 20 e 30 milímetros no Espírito Santo, Alta Mogiana e em parte do Sul da Bahia. No Paraná, Oeste de São Paulo e Baixa Mogiana, a chuva deve ser mais fraca. Com essa condição, são esperadas floradas representativas em todas as regiões nos próximos dias.
Florada da região de Manhuaçu (MG), na região da Zona da Mata de Minas. Enviado por Romário Lucas
Florada da região de Manhuaçu (MG), na região da Zona da Mata de Minas. Enviado por Romário Lucas
1 comentário

Chuvas abaixo do esperado pressionam os preços do café que encerram sessão desta 2ª feira (19) com ganhos de mais de 2%

Exportações de café não torrado e torrado mantém estabilidade até a 3ª semana de maio/25

Café: Volatilidade dos preços permanece a curto prazo e foco na safra/26 deve trazer estabilidade ao mercado no 2º semestre

USDA projeta safra de café menor na Colômbia em 2025/26

Preços do café avançam com ganhos de mais de 2% nas bolsas internacionais no início da tarde desta 2ª feira (19)

Cecafé manifesta preocupação com eventual restrição de interessados no leilão Tecon Santos 10 ao TCU
wesley junior loss são gabriel da palha - ES
É o oposto do que está acontecendo com o café connilon do espírito santo, onde não teremos praticamente colheita por causa da seca.