Paraná encerra colheita de café com volume entre 1 mi e 1,1 mi sacas, diz Deral
SÃO PAULO (Reuters) - A colheita de café do Paraná foi estimada entre 1 milhão e 1,1 milhão de sacas em 2016, apontou nesta terça-feira o Departamento de Economia Rural do Estado (Deral), mantendo a previsão ante relatório de abril.
Apesar da manutenção da estimativa, o Deral reduziu a previsão de área produtiva, para 46,7 mil hectares, ante 47,3 mil hectares anteriormente.
Reduziu também a estimativa de produtividade média para 22,5 sacas/hectare ante 23,6 sacas/hectares anteriormente. Nos dois cenários, o resultado fica dentro da faixa estimada pelo órgão.
"A colheita finalizou no mês de agosto havendo antecipação em cerca de trinta dias em relação ao normal de safras anteriores em função do clima seco e quente registrado nos meses de março e abril, que acelerou o ciclo de maturação dos frutos", destacou o economista do Deral, Paulo Sérgio Franzini, em relatório.
O Deral destacou também que chuvas e opções dos produtores para reduzir os custos de colheita impactaram na qualidade dos grãos produzidos este ano.
"A comercialização da safra também evoluiu acima do normal atingindo 51 por cento da produção vendida pelos produtores até a última dezena de agosto. Historicamente o maior percentual foi registrado na safra de 2011 quando atingiu 44 por cento comercializado no mesmo período", informou o relatório.
Ante 2015, houve queda de 13 por cento no volume colhido, devido principalmente à bienalidade negativa da produção de café.
(Por Gustavo Bonato)
0 comentário

Preços do café se consolidam altos no fechamento da sessão desta 6ª feira (02) com robusta registrando ganho de mais de 3%

Café em Prosa #209 - O turismo do café é uma oportunidade de explorar a cultura e a tradição da bebida em diferentes regiões do mundo

Café arábica passa registrar quedas moderadas em NY no início da tarde desta 6ª feira (02)

Exportações de café da Colômbia aumentaram 20% no 1º tri, diz associação de produtores

Café: Relação entre oferta e demanda mantém volatilidade dos preços, que iniciam 6ª feira (02) com ganhos

Com preocupações com a demanda, preços do café registram fortes quedas nesta 5ª feira em NY