Café: Colheita da safra 2016/17 deve começar mais cedo no Sul de Minas Gerais
Devido à irregularidade das chuvas e floradas no ano passado, a colheita de café da safra 2016/17 pode ser antecipada em até um mês em algumas lavouras no Sul de Minas Gerais. Com os trabalhos iniciando mais cedo, o produtor consegue colher os frutos em um período que costuma ter menos chuvas — o que contribui para a qualidade da bebida –, mas por outro, ele precisa estar atento com a granação.
Na lavoura do cafeicultor João Lincoln Reis Veiga, em Varginha (MG), a colheita em 2015 foi feita no final de junho. No entanto, ele estima que nesta safra os trabalhos devem começar em abril ou no máximo início de maio. "Por conta dos longos intervalos entre as chuvas, temos agora algumas plantas com frutos granando e chumbinho na mesma vara", explica.
Em 2015, a primeira florada do café foi registrada em setembro no Sul de Minas Gerais. Já a segunda veio cerca de 40 dias depois, no final de outubro, quando voltou a chover na região. Mas uma terceira florada aconteceu entre novembro e dezembro, época em que choveu até acima da média.
De acordo com o engenheiro agrônomo da Fundação Procafé, Rodrigo Naves Paiva, diante deste cenário, o produtor deve ficar atento ao equilíbrio de maturação em cada lavoura antes de iniciar a colheita. "Recomendamos que se inicie os trabalhos com 70% de frutos cereja e 30% de verde para que os pequenos atinjam um pouco mais de granação e os frutos mais granados não sequem. No entanto, cada cafeicultor, conhecendo sua lavoura, acaba adotando um manejo diferente", afirma.
Ainda segundo Paiva, a colheita também pode começar mais cedo em outras regiões produtoras de café de Minas Gerais. "As mesmas precipitações que vimos aqui no Sul de Minas também foram registradas no Triângulo Mineiro e Mogiana". Mas ele acredita que o período seja de no máximo 15 dias.
Com a colheita antecipada, o cafeicultor consegue iniciar os trabalhos no campo em um momento que costuma ter menos chuvas – o que contribui para a qualidade da bebida –, mas também realiza a poda do café para o novo ciclo mais cedo.
0 comentário
Preços do café estendem alta de 3 semanas e fecham sessão desta 6ª feira (22) com ganhos de mais 4% na bolsa de Londres
Café: Mesmo nas máximas em 13 anos, preços não afastam compradores e mercado ainda é bastante resiliente
Safra de café da Colômbia 24/25 projetada em 12,9 mi sacas, diz USDA
Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas decide os vencedores de 2024
Café no varejo: vendas aumentaram 1,1% de janeiro a setembro em comparação com o mesmo período de 2023
Preços do café seguem em volatilidade e apresentam altas no início da tarde desta 6ª feira (22)